Duas das crianças feridas em Azambuja já tiveram alta
- Jorge Talixa
- 18 de set. de 2024
- 2 min de leitura

Duas das meninas feridas, na tarde de terça-feira, na Escola Básica de Azambuja, tiveram alta do Hospital de Vila Franca de Xira na noite do mesmo dia, depois de terem sido observadas na Urgência de Pediatria. Outros dois alunos da escola azambujense (um menino e uma menina) mantêm-se internados na Pediatria do Hospital de Vila Franca “sob vigilância clínica e estáveis”.
Sofreram ferimentos no tronco e nos braços, na sequência do caso do aluno de 12 anos da EB de Azambuja que, ao princípio da tarde de terça-feira, esfaqueou seis colegas no interior da escola. Este menor, detido pela Polícia Judiciária, vai ser, agora, alvo de um processo tutelar de menores que determinará eventuais medidas correcionais, uma vez que, sendo menor de 16 anos, não pode ser responsabilizado criminalmente.
O Ministério da Educação informou hoje que a direcção da EB de Azambuja (escola frequentada por 450 alunos) instaurou um processo disciplinar ao aluno e suspendeu-o preventivamente. O presidente da Câmara de Azambuja observou que a escola retomou as aulas na manhã de quarta-feira, mas que parte significativa dos alunos não compareceram.
A Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo acrescenta que “dará apoio, através do respetivo Serviço de Psicologia Clínica, a todas as crianças envolvidas diretamente no ocorrido e aos seus pais/encarregados de educação, tendo-se já iniciado contactos dos profissionais da ULSETEJO com os referidos pais.
A ULSETEJO vai, igualmente, e após reunião tida esta manhã com a Direção da Escola Básica de Azambuja, contactar os encarregados de educação dos alunos da Escola Básica da Azambuja para avaliar da necessidade de apoio alargado a toda a Comunidade Escolar”, conclui a ULS.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana