top of page
VozRibatejana.gif
Mes Enguia.jpg
Voz_Rib_178x66mm-01.jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

“Do Campo à Praça” dinamiza Vila Franca de Xira


“Do Campo à Praça” é o nome do novo programa que aglutina uma dezena de actividades previstas para os próximos quatro meses na área da cidade de Vila Franca de Xira. Começa tudo com a Semana da Cultura Tauromáquica, que arranca já no próximo sábado (18 de Março) e culmina no primeiro fim-de-semana de Julho com a edição 2023 do Colete Encarnado.


Pelo meio, reunindo também iniciativas do Grupo de Forcados, do movimento tertuliano, da empresa Tauroleve e das comissões de festas respectivas, haverá, ainda, Festival Taurino, “Vinhos à Praça”, Feira das Tertúlias, romarias do Senhor da Boa Morte e da Senhora de Alcamé e Tertúlias na Rua, entre outras iniciativas. O programa alargado foi apresentado, esta sexta-feira, na Praça de Toiros Palha Blanco.


“De hoje até ao Colete Encarnado teremos actividades muito diversas, umas mais ligadas à tauromaquia, outras religiosas e ligadas ao campo. Um cartaz de actividades intenso que vai decorrer até ao Colete Encarnado”, vincou Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara vila-franquense, agradecendo a todas as entidades locais que se envolvem na dinamização deste programa.


O primeiro evento será a Semana da Cultura Tauromáquica, que arranca já no dia 18 e decorre até 26 de Março. Fátima Nalha, presidente do Clube Taurino Vilafranquense (promotor da iniciativa), explicou que a edição deste ano da Semana da Cultura Tauromáquica tem como tema principal a música dos toiros.


“É um programa vasto, como é habitual, em que temos a tauromaquia mostrada nas suas diversas formas, temos exposições, temos música, demonstrações de toureio, colóquios e haverá, também, espectáculos tauromáquicos”, frisou Fátima Nalha, realçando o desfile entre o Clube e a Palha Blanco agendado para dia 19.


No último dia da Semana Tauromáquica realiza-se o Festival Taurino comemorativo dos 90 anos do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, que visa também reunir fundos para o projecto de construção do Museu dos Forcados de Vila Franca. Vasco Pereira, cabo do grupo vila-franquense, destacou o cartel único que foi possível organizar para este festival.


Já sobre o Colete Encarnado, Fernando Paulo Ferreira adiantou que, no que diz respeito aos aspectos ligados o campo e à tauromaquia, manterá o formato habitual. Já na programação musical haverá novidades e o edil promete um “cartaz internacional”. Na apresentação do programa participou também Margarida Arcanjo, fadistas vila-franquense que interpretou alguns fados.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana


Tags:

CL24_BannerVR_84x135mm (1).jpg
Eleicoes_Imprensa_Digital_Regional_Mrec_300x250_VÁRIOS.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

Contador de Visualizações

VR Solidário

Cartaz Colheita PSIRIA2mar24.jpg
bottom of page