Dez iniciativas tradicionais dinamizam Vila Franca até Julho
“Do Campo à Praça”, Vila Franca de Xira vai ter um calendário intenso de actividades de algum modo ligadas às tradições ribatejanas entre Março e Julho. Os traços gerais do programa foram apresentados, na quinta-feira, em conferência de imprensa.
São dez iniciativas que arrancam com a Semana da Cultura Tauromáquica e culminam com o Colete Encarnado. O programa “Do Campo à Praça”, estruturado pela primeira vez em 2023 com o objectivo de articular estas iniciativas, repete-se em 2024 e com algumas novidades.
A principal será a realização de uma Gala Equestre no Centro Hípico da Quinta da Boavista no dia 21 de Abril. Realce, também, para a Semana Santa de Vila Franca de Xira, que decorrerá já de 24 a 31 de Março.
E para o almoço de confraternização “Vamos Vestir o Toureiro” que, no dia 6 de Abril, pretende reunir fundos para a aquisição de um traje de luces para Gonçalo Alves, aluno da Escola de Toureio José Falcão.
De resto, “Do Campo à Praça” haverá Semana da Cultura Tauromáquica (16 a 23 de Março), Feira das Tertúlias (3 a 5 de Maio), Corrida das Tertúlias (5 de Maio), Romaria do Senhor Jesus da Boa Morte (9 de Maio), Romaria de Nossa Senhora de Alcamé (22 de Junho), Tertúlias na Rua (30 de Junho) e Colete Encarnado (5 a 7 de Julho).
Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, sublinhou as parcerias estabelecidas entre diversas entidades locais que permitem pôr de pé toda esta dinâmica de actividades na cidade, num programa que pretende “valorizar a nossa identidade cultural e os diversos momentos que acontecem entre Março e o Colete Encarnado”.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana