Jorge Talixa
Desfile da União de Antifascistas celebrou 50 anos de Abril em Vila Franca
Pelo quarto ano consecutivo, o Núcleo de Vila Franca de Xira da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) organizou um desfile comemorativo do 25 de Abril na cidade vila-franquense. Este ano com um simbolismo ainda maior pelos 50 anos da Revolução, a iniciativa reuniu cerca de 200 participantes, que desfilaram pela Rua Alves Redol e participaram, depois, numa sessão comemorativa no Largo da Câmara.
Para além de membros da URAP, aderiram representações de comissões de utentes de saúde, do movimento Porta a Porta, de estruturas sindicais, de comissões de reformados e de instituições sociais locais. Mais médicos nos centros de saúde, habitação para todos, melhor educação, melhores salários e melhores serviços públicos foram algumas das reivindicações expressas pelos participantes no desfile.
O núcleo vila-franquense da URAP tem reivindicado junto da Câmara de Vila Franca de Xira a criação de um memorial de homenagem aos 298 presos políticos naturais e/ou residentes no concelho. José Ernesto Cartaxo, porta-voz da URAP de Vila Franca de Xira, observou que “passados 50 anos do 25 de Abril, muito foi feito, mas há ainda muito para cumprir e para fazer.
A não satisfação de alguns objectivos de Abril está a abrir caminho para algumas forças retrógradas que tentam alterar a história e fazer crer que o fascismo não existiu ou que não foi assim tão mau. O 25 de Abril não pode ser esquecido”, rematou. A sessão foi também animada pelo grupo musical “Cancioneiro Clandestino”.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana
Comments