top of page
banner_178 x66 mm_Voz Ribatejana_compressed-page-001_edited.jpg
ED24_VozRibatejanaOnline_v02.jpg
Banner LPCC-2.jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Depósitos ilegais obrigaram a retirar 34 ( ! ) toneladas de lixo


Os casos repetem-se em vários pontos do concelho e da região, mas atingiram uma dimensão completamente inusitada numa berma da Rua dos Cavaleiros, no parque empresarial do Olival das Minas, no sul da freguesia de Vialonga. A Câmara de Vila Franca de Xira viu-se obrigada a contratar uma acção de limpeza que demorou dois dias e resultou na retirada de 34 toneladas dos mais variados detritos.


O problema arrastou-se durante meses e naquela extensa berma foram acumuladas muitas toneladas de resíduos, desde madeiras e cartão, até resíduos de obras e sacas de materiais desconhecidos. As empresas mais próximas protestaram e alertaram as autarquias locais. Houve mesmo quem visse o seu processo de certificação ambiental ”travado” pela existência deste inconcebível depósito de lixos.


Outras empresas, sabe o Voz Ribatejana, visitadas regularmente por clientes estrangeiros viam-se a braços com perguntas complicadas do tipo: “Isto é habitual em Portugal? É habitual terem estes depósitos de lixo nestas condições?”. O assunto foi, também, colocado em duas sessões camarárias e Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, assegurou que a autarquia estava a tratar de uma grande operação de limpeza daquele local.


E, de facto, operação desenvolveu-se nos dias 9 e 10, envolvendo vários meios mecânicos. Foram retiradas 34 toneladas de lixo, conforme o Voz Ribatejana teve oportunidade de testemunhar. Mas, por incrível que pareça, ainda houve quem, procurando apanhar a equipa de limpeza distraída, tenha tentado depositar ali ainda mais detritos.


Em resposta ao Voz Ribatejana, a Câmara de Vila Franca de Xira sustenta que “a situação de depósitos ilegais no Loteamento Olival das Minas tem vindo a ser acompanhada, monitorizada e fiscalizada, há mais de um ano, pelo Departamento de Ambiente e Espaço Público, em articulação com a Divisão de Fiscalização Municipal (DFM) e o SEPNA - Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da Guarda Nacional Republicana”.


Segundo a autarquia, “a remoção dos resíduos é feita com regularidade, bem como a fiscalização, tendo já sido emitidos vários autos de contraordenação por parte da DFM. Na última intervenção foram recolhidas 34 toneladas de resíduos, as quais acrescem às muitas toneladas já recolhidas neste local”, constata a Câmara vila-franquense.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


Tags:

Comments


anuncio-ajustado.jpg
Trail Encostas de Xira 2024-2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita 07set24 PSIRIA.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

bottom of page