Jorge Talixa
CRO de Vila Franca tem “tarde aberta” no sábado
Com o objectivo de promover a interação de visitantes de todas as idades com os animais que estão acolhidos no CRO (Centro de Recolha Oficial) do concelho de Vila Franca de Xira, à espera de uma nova vida, terá lugar, no próximo sábado, uma “tarde aberta”. A iniciativa integra ações “educativas e divertidas”, com o objetivo de “apresentar os 'candidatos', cães e gatos, a potenciais novos “donos”, apontando os benefícios e as responsabilidades de ter um animal de companhia em casa”.
O Município vila-franquense promete, também, reforçar a divulgação da Campanha de Sensibilização para a Adopção Responsável, destacando a importância de adoptar de forma consciente. A “Tarde aberta do CRO” assinala o Dia Internacional do Animal Sem Abrigo, promovido pela International Society for Animal Rights (ISAR), desde 1992. Em 2024, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira lançou o projeto inovador “Fiel Amigo”, que visa aproximar os idosos do concelho e os animais do Centro de Recolha Oficial.
A pessoa idosa torna-se “família de acolhimento” e tem o apoio dos serviços municipais, ao nível da assistência alimentar e cuidados veterinários dos animais adotados. A par das iniciativas que promovem a adoção consciente de animais resgatados, a Câmara Municipal “continua também a investir na melhoria de condições no Centro de Recolha Oficial, instalado na União de Freguesias de Castanheira e Cachoeiras.
Em Junho passado, foi adjudicada a realização de obras de reparação e reabilitação no edificado do CRO, no valor de cerca de 60 mil euros, que devem começar durante o mês de Setembro. No início deste ano, foi também adjudicada a compra a aquisição de boxes (18 mil euros) para o canil municipal, para garantir alojamento de canídeos e ajustar o espaço às necessidades atuais existentes devido à sobrelotação no Centro de Recolha Oficial”, conclui a autarquia.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Comments