Cotovios está mais perto de voltar a ter caixa multibanco
- Jorge Talixa
- 8 de jun.
- 2 min de leitura

Quase oito meses depois da destruição da antiga caixa multibanco dos Cotovios, esta localidade da União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz está perto de recuperar um equipamento bancário. As exigências colocadas pela Caixa Geral de Depósitos complicaram a situação, mas as autarquias locais conseguiram um acordo com a Caixa Agrícola de Vila Franca de Xira e Arruda dos Vinhos, que deverá colocar um novo multibanco nos Cotovios.
A localidade dos Cotovios, a mais populosa da antiga freguesia de São João dos Montes com mais de 1000 habitantes, está há oito meses sem qualquer caixa multibanco, depois da anterior ter sido destruída a 7 de Outubro, no decorrer de um assalto com explosivos. A caixa estava colocada na parede principal da sede do Clube Recreativo dos Cotovios (CRC), colectividade que também sofreu danos significativos nas suas instalações.
Na altura, a Junta da União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz contribuiu com cerca de 4 mil euros para que a colectividade pudesse reparar os danos na porta e na zona da entrada principal das suas instalações. Mas o problema da substituição da caixa multibanco destruída revelou-se mais complicado. O Voz Ribatejana sabe que a Caixa Geral de Depósitos chegou a “exigir” às autarquias locais o pagamento de uma renda mensal de 250 euros para instalar um novo multibanco nos Cotovios.
Os autarcas não aceitaram, até porque se o fizessem estariam a abrir um precedente complicado. Mais recentemente, o Voz Ribatejana sabe que a Câmara de Vila Franca de Xira optou por encetar negociações com a Caixa Agrícola de Vila Franca e Arruda dos Vinhos e que essas conversações já chegaram a bom porto. Para que a nova caixa seja instalada faltarão algumas obras no edifício do clube, que deverão ser comparticipadas pela Câmara vila-franquense.
Faltará, também, ainda, o parecer da GNR, mas haverá indícios de que será favorável. “O processo está a andar, a Junta de Freguesia participou com um apoio de 4 mil euros ao clube, para reparar os danos e a Câmara vai pagar as condições necessárias para receber o multibanco”, disse, Mário Cantiga, presidente da Junta da União de Freguesias, ao Voz Ribatejana. “Já está articulado que a caixa será instalada pela Caixa de Crédito Agrícola.
Há uma boa relação da Câmara com a Caixa Agrícola e vai avançar. A GNR já deu parecer positivo ou, se não deu, vai dar em breve”, explica Mário Cantiga, admitindo que a boa relação existente com a Caixa Agrícola tem permitido que esta instituição da região responda com a instalação de equipamentos multibanco em alguns locais da União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana