Jorge Talixa
Consulta aberta bateu recorde de atendimentos em Março
O serviço de “Consulta Aberta” criado pelo Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) continua a registar uma crescente adesão e bateu o recorde de atendimentos no passado mês de Março, com 197 utentes considerados não urgentes a optarem por esta alternativa.
A modalidade de “Consulta Aberta” foi implementada em Novembro de 2022 no HVFX com o objetivo de “descongestionar” o Serviço de Urgência.
“O primeiro trimestre de 2023 consolidou a adesão dos utentes a esta modalidade de Consulta Aberta com um total de 523 atendimentos”, sublinha a administração hospitalar, vincando que a “Consulta Aberta” é de “adesão voluntária” e “oferece aos utentes que se dirigem ao Serviço de Urgência, a possibilidade de consulta de enfermagem, consulta médica e acesso a análises e a exames complementares”.
Esta opção está disponível todos os dias úteis das 18h30 às 22h00. Aos doentes considerados “não urgentes” na triagem é dada esta possibilidade de adesão voluntária de optarem pelo atendimento na “Consulta Aberta”. A medida tem contribuído para aliviar a pressão sobre os serviços de urgência.
“Desde novembro foram realizados 685 atendimentos, o que significa menos 685 atendimentos no Serviço de Urgência Geral que, desta forma, ficou mais descongestionado e pôde dar resposta a casos efetivamente urgentes ou emergentes”, conclui o Hospital.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Comments