top of page
Banner VozRibatejana_Digital_178x66mm.jpg
vozribatejana_178x66mm_expolyraleite_15MAR25.jpg
Banner Enguia.jpg

Concentrações e marcha lenta reclamam mais médicos

Foto do escritor: Jorge TalixaJorge Talixa

Oito organizações de utentes da região estão a juntar esforços para desenvolverem actividades conjuntas de reclamação de mais médicos de família. Para esta sexta-feira estão previstas concentrações de protesto junto a oito unidades de saúde da região e uma marcha-lenta na Estrada Nacional 3.


Um abaixo-assinado conjunto avançará de seguida. O problema da falta de médicos de família continua a agravar-se na maior parte dos centros de saúde da região. No concelho de Azambuja já se aponta para 88 por cento da população sem médico.


O concelho de Vila Franca caminha para 50 mil habitantes sem médico (cerca de 40 por cento) e os municípios de Alenquer e de Benavente também têm problemas complicados de falta de médicos. No dia 13 reuniram, na Castanheira do Ribatejo, representantes de oito organizações de utentes.


Participaram no encontro as comissões de utentes da Castanheira e Cachoeiras, de Alenquer, do Concelho de Benavente e de Vialonga, da Comissão de Moradores do Carregado, do Movimento pela Saúde em Azambuja, da Associação de Utentes de Vila Franca de Xira e o núcleo de Alenquer do Movimento de Utentes dos Serviços Públicos.


“Como o Movimento pela Saúde em Azambuja tem uma marcha-lenta marcada para dia 30, decidimos que, nesse dia, cada um faria uma concentração frente ao respectivo centro de saúde, para explicar às pessoas o que se passa”, vincou Pedro Gago, presidente da Comissão de Utentes da Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras, frisando que, no caso da Castanheira, haverá, também, um desfile (18h30) entre o jardim junto à rotunda sul da vila e o centro de saúde.


Na reunião de dia 13 decidiram, também, criar uma “comissão coordenadora” para continuarem a articular actividades entre si e decidiram, ainda, lançar, depois de dia 30, um abaixo-assinado conjunto para reclamar mais médicos de família e outros profissionais em falta nos centros de saúde da região.


Um abaixo-assinado que circulará, depois, nos concelhos de Alenquer, Azambuja, Benavente e Vila Franca. Para já, para sexta-feira, estão previstas concentrações de utentes em frente das unidades de saúde de Alenquer, Carregado, Abrigada, Azambuja, Benavente, Castanheira, Vialonga e Vila Franca de Xira.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


Loja G Site VR-page-001.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
anuncio-ajustado.jpg
pipoca.jpg
anúncio-prédio.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita 20mar25 EscSecunForteCasa.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 1360 A)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (938 850 664), Nuno Sousa (967 755 664)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (25 números) 18 euros - Resto da Europa - 1 ano 50 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

bottom of page