Com “paragens” destas quem é que usa transportes públicos!?
- Olho Vivo
- 6 de fev.
- 1 min de leitura

A localidade dos Cotovios é a mais populosa da antiga freguesia de São João dos Montes e deverá somar já mais de 1000 habitantes. O comércio é bastante significativo e os Cotovios assumem-se como um pólo importante nesta zona “rural” do concelho de Vila Franca de Xira. Mas nem tudo vai bem.
Não é admissível “convidar” a população dos Cotovios a utilizar os transportes públicos com uma paragem nestas condições (foto). Em pleno centro da localidade, onde os abrigos existentes são raros e exíguos, funciona este ponto de paragem ao lado de uma bateria de caixotes de lixo e de um muro semi-destruído.
Como se isso não bastasse, quem queira (ou precise) de “apanhar” transportes públicos tem que o fazer à chuva, ao vento e ao sol, porque a paragem não tem qualquer tipo de abrigo ou cobertura. As responsabilidades poderão dividir-se entre a Carris Metropolitana que ali colocou o “poste amarelo” da paragem sem cuidar do resto ou das autarquias locais, que deveriam olhar mais para estas coisas.
Mas assim é que não. A população dos Cotovios merece mais. Se nos Cotovios é assim, em Vila Franca de Xira não é melhor. Na paragem instalada à beira da Nacional 1, na entrada Norte da cidade, junto a Povos, são frequentes as inundações da via. Apanhar autocarros nesta paragem é, por vezes, uma verdadeira aventura.
A estrada é nacional e a Infraestruturas de Portugal, ocupada com outras questões, provavelmente não trata de desentupir as sarjetas. As autarquias locais também têm mais que fazer e quando chove um pouco mais é isto o que acontece.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana