• Jorge Talixa

Com incidência elevada Vila Franca está em “alerta”


Vila Franca de Xira é um dos treze concelhos do País que, de acordo com dados da Direcção-Geral de Saúde, tem uma incidência superior a 120 de novos casos de covid-19 por 100 mil habitantes nas últimas duas semanas. Se a situação não melhorar até final do mês, o concelho corre sérios riscos de não avançar no processo de desconfinamento. Com novos 146 casos por 100 mil habitantes nas últimas duas semanas,


o concelho de Vila Franca mantém o nível de incidência de casos mais elevado da Região de Lisboa. Nesta altura é mesmo o único município da Área Metropolitana de Lisboa com mais de 120 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. Mas os dados da DGS que conduzem a estes cálculos revelam, muitas vezes, alguns dias de atraso face aos números divulgados às autarquias locais pelas autoridades sanitárias.


De facto, o concelho de Vila Franca tem, esta sexta-feira, segundo dados divulgados pelo Serviço Municipal de Protecção Civil, 255 casos activos de infecção com a covid-19, menos sete do que na véspera, numa tendência decrescente que se mantém há alguns dias. Mas os novos passos de “reabertura” previstos para segunda-feira (ensino secundário, estabelecimentos e serviços) poderão trazer novos problemas.


Certo é que o primeiro-ministro António Costa avisou, esta quinta-feira, que, se não baixarem dos 120 casos nas próximas duas semanas, estes 13 concelhos vão ficar na mesma fase de desconfinamento e poderão mesmo “andar para trás” se a situação não melhorar até meados de Maio. Para já, quatro concelhos do país vão retroceder no desconfinamento, porque se mantêm a cima dos 240 casos por 100 mil habitantes e outros


seis ficam com as mesmas condições da última quinzena. Nesta sexta-feira, o concelho de Vila Franca não tem doentes infectados com a covid-19 em internamento hospitalar (todos em isolamento domiciliário) e mantém as 264 vítimas mortais da covid-19.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana


Tags:

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações