top of page
Banner VozRibatejana_Digital_178x66mm.jpg
vozribatejana_178x66mm_expolyraleite_15MAR25.jpg
Banner Enguia.jpg

Colete Encarnado avança com algumas alterações

Foto do escritor: Jorge TalixaJorge Talixa

O Colete Encarnado regressa, esta quinta-feira, às ruas de Vila Franca de Xira e logo para uma edição que assinala os 90 anos da grande festa ribatejana. O programa mantém o figurino dos últimos anos e apresenta algumas novidades como a passagem de toiros a pé na Ponte Marechal Carmona na manhã de domingo.


Mas na programação de quinta-feira foram introduzidas algumas alterações devido ao Luto Nacional decretado pelo falecimento da pintora Paula Rego. Assim, explica a Câmara de Vila Franca de Xira, o arranque do Colete Encarnado 2022 terá lugar, na manhã de quinta-feira (6h00), com uma viagem do Barco Varino Liberdade e embarcações avieiras no Tejo.


Mas a iniciativa decorrerá em silêncio e não incluirá o buzinão que esteve previsto. Depois, a inauguração da grande exposição da Patriarcal foi adiada da tarde de quinta-feira para a tarde de sexta. E o tradicional jantar das tertúlias foi adiado para a próxima semana. Na Avenida dos Combatentes mantém-se, na noite de quinta-feira, o espaço de street food, mas a animação musical com sevilhanas arrancará só à meia-noite.


Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, explicou, esta quarta-feira, que foi articulado com a Protecção Civil Municipal um reforço dos meios de socorro e de segurança e que, pela primeira vez, haverá uma equipa médica de apoio aos bombeiros.


Depois, o edil observou que foram, também, reforçadas as casas de banho amovíveis e os equipamentos de recolha de vidros e de lixos diversos. A Câmara organizou, também, mapas interactivos com a localização de áreas de estacionamento.


Nos momentos mais fortes da festa “a cidade será predominantemente pedonal e o que se recomenda às pessoas é que deixem os carros nas entradas norte ou sul de Vila Franca e, depois, optem por vir a pé para a festa ou utilizem os transportes públicos, nomeadamente o comboio”, referiu Fernando Paulo Ferreira.


No programa do Colete Encarnado destacam-se as tradicionais actividades com campinos (sábado), a noite da sardinha assada, as três esperas e largadas e toiros e a corrida de domingo à tarde na Palha Blanco. Haverá, ainda, sete palcos distribuídos pela cidade com animação para todos os gostos e muita animação nas ruas e nas tertúlias vila-franquenses.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana


Tags:

 
Loja G Site VR-page-001.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
anuncio-ajustado.jpg
pipoca.jpg
anúncio-prédio.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita 20mar25 EscSecunForteCasa.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 1360 A)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (938 850 664), Nuno Sousa (967 755 664)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (25 números) 18 euros - Resto da Europa - 1 ano 50 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

bottom of page