• Jorge Talixa

Colete Encarnado avança com algumas alterações


O Colete Encarnado regressa, esta quinta-feira, às ruas de Vila Franca de Xira e logo para uma edição que assinala os 90 anos da grande festa ribatejana. O programa mantém o figurino dos últimos anos e apresenta algumas novidades como a passagem de toiros a pé na Ponte Marechal Carmona na manhã de domingo.


Mas na programação de quinta-feira foram introduzidas algumas alterações devido ao Luto Nacional decretado pelo falecimento da pintora Paula Rego. Assim, explica a Câmara de Vila Franca de Xira, o arranque do Colete Encarnado 2022 terá lugar, na manhã de quinta-feira (6h00), com uma viagem do Barco Varino Liberdade e embarcações avieiras no Tejo.


Mas a iniciativa decorrerá em silêncio e não incluirá o buzinão que esteve previsto. Depois, a inauguração da grande exposição da Patriarcal foi adiada da tarde de quinta-feira para a tarde de sexta. E o tradicional jantar das tertúlias foi adiado para a próxima semana. Na Avenida dos Combatentes mantém-se, na noite de quinta-feira, o espaço de street food, mas a animação musical com sevilhanas arrancará só à meia-noite.


Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, explicou, esta quarta-feira, que foi articulado com a Protecção Civil Municipal um reforço dos meios de socorro e de segurança e que, pela primeira vez, haverá uma equipa médica de apoio aos bombeiros.


Depois, o edil observou que foram, também, reforçadas as casas de banho amovíveis e os equipamentos de recolha de vidros e de lixos diversos. A Câmara organizou, também, mapas interactivos com a localização de áreas de estacionamento.


Nos momentos mais fortes da festa “a cidade será predominantemente pedonal e o que se recomenda às pessoas é que deixem os carros nas entradas norte ou sul de Vila Franca e, depois, optem por vir a pé para a festa ou utilizem os transportes públicos, nomeadamente o comboio”, referiu Fernando Paulo Ferreira.


No programa do Colete Encarnado destacam-se as tradicionais actividades com campinos (sábado), a noite da sardinha assada, as três esperas e largadas e toiros e a corrida de domingo à tarde na Palha Blanco. Haverá, ainda, sete palcos distribuídos pela cidade com animação para todos os gostos e muita animação nas ruas e nas tertúlias vila-franquenses.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana


Tags:

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações