Jorge Talixa
Chuva obriga a demolir edifício no Carregado
Um imóvel degradado do centro da vila do Carregado ruiu parcialmente no domingo. A derrocada não provocou danos pessoais nem materiais na zona envolvente, mas obrigou ao corte do trânsito naquela área. A Câmara de Alenquer afiança que já tinha planeados para esta semana os trabalhos de demolição do edifício e que a operação e remoção dos detritos deverá estar concluída em dois dias.
De acordo com a edilidade alenquerense, os proprietários do imóvel da Rua Capitão Tenente Oliveira e Carmo (situado próximo da Farmácia Varela) já tinham sido notificados para procederem à consolidação do imóvel ou à sua demolição. “Os proprietários comunicaram-nos que o imóvel estava penhorado e à guarda do Tribunal de Loures.
Tivemos dificuldades em localizar o agente de execução, mas conseguimo-lo, após algum tempo. Contudo, este pediu escusa ao tribunal, que não voltou a pronunciar-se. Por acharmos que era uma situação absolutamente inadiável, avançámos para a demolição. Conhecíamos o risco, tentámos promover a notificação ao proprietário, que se provou ser o tribunal, e nunca foi possível.
Com a forte precipitação que ocorreu nas últimas horas, e a partir do momento em que constituiu ameaça, a Proteção Civil isolou o local e, felizmente, não houve problemas a registar”, observou Pedro Folgado, presidente da Câmara de Alenquer.
Durante o período em que decorre a operação de demolição vai manter-se a interdição da circulação nas ruas envolventes, assim como o acesso às garagens da Rua Capitão Tenente Oliveira e Carmo. A GNR e os meios da Protecção Civil formaram um perímetro de segurança e de acesso restrito.
“Vamos estar a garantir a segurança, uma vez que ainda há uma das laterais do edifício com alguma instabilidade, pese embora já tenhamos alargado o perímetro de segurança. Pedimos que se mantenham os mesmos cuidados, até os trabalhos estarem concluídos”, alerta Rodolfo Batista, comandante operacional da Proteção Civil de Alenquer.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Comments