top of page
banner_178 x66 mm_Voz Ribatejana_compressed-page-001_edited.jpg
ED24_VozRibatejanaOnline_v02.jpg
Banner LPCC-2.jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Catarina nasceu numa ambulância de Benavente a caminho de Abrantes


O sistema rotativo de funcionamento das urgências de obstetrícia continua a gerar muitas dificuldades, apesar das promessas de organização e de informação atempada à população. No passado domingo, a pequena Catarina nasceu numa ambulância dos Bombeiros Voluntários de Benavente, em plena rotunda de

acesso à Auto-Estrada 10 (Ponte da Lezíria). Tudo correu, felizmente, bem.


O problema é que o parto aconteceu quando a parturiente e a equipa dos Bombeiros de Benavente se aprestavam para fazer uma viagem de 120 quilómetros até à maternidade de Abrantes, porque as três urgências de obstetrícia mais próximas estavam fechadas ou “esgotadas”. Os bombeiros João Costa e Mário Gil acompanharam o parto.


“Há turnos felizes”, sublinhou João Costa, depois de uma situação que vai ficar para sempre na memória dos voluntários benaventenses. João Costa e Mário Gil “tiveram a honra de trazer à luz da vida a pequena Catarina, em plena Rotunda da A10 em Benavente.


Se assim não fosse teriam de fazer 120km para a maternidade de Abrantes, Santarém sobrelotado, Vila Franca de Xira fechada e Beatriz Ângelo em Loures também fechada. Está assim o Nosso Lindo Portugal”, constata a Associação de Bombeiros de Benavente. “Seja como for, a hora foi pequenina e tudo correu pelo melhor!


Obrigado a vocês dois João Costa e Mário Gil e obrigado a Todos os Bombeiros que passam por estes momentos bons e passam pelos momentos menos bons... neste Portugal em que vivemos!”, conclui a corporação. O alerta chegou aos Bombeiros de Benavente às 6h56, aludindo ao início dos trabalhos de parto de uma jovem de 19 anos residente nos Foros da Charneca, freguesia de Santo Estevão.


Uma equipa dos Voluntários de Benavente acorreu ao local, mas a corporação percebeu depois que a alternativa existente era a maternidade de Abrantes (Vila Franca e Loures fechadas e Santarém sem disponibilidade para mais atendimentos), a perto de 150 quilómetros da residência da jovem Andreia.


Já no acesso à A10, o acellerar do trabalho de parto obrigou a equipa da ambulância de Benavente a parar e a solicitar o apoio de uma segunda equipa e da Viatura de Emergência Médica do Hospital de Vila Franca. Quando a VMER chegou o parto já estava consumado e a pequena Catarina nasceu sem problemas.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


Comments


anuncio-ajustado.jpg
Trail Encostas de Xira 2024-2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita 07set24 PSIRIA.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

bottom of page