“Casa cheia” na apresentação da temporada da Palha Blanco

Algumas novidades já circulavam nos meios taurinos, mas a apresentação da temporada 2025 na Praça de Toiros Palha Blanco pela nova empresa concessionária gerou muita expectativa. Tanta que o espaço do antigo restaurante “O Redondel” acabou por revelar-se pequeno para as mais de 100 pessoas que ali se concentraram. A iniciativa arrancou com originalidade e os participantes foram convidados a pisar a arena da Palha Blanco ao som da música da Banda Juvenil do Ateneu Vilafranquense.
Já no espaço do antigo “O Redondel”, nas arcadas da Palha Blanco, a empresa liderada pelo antigo forcado vila-franquense Bernardo Alexandre explicou os motivos desta aposta na gestão da praça de Vila franca de Xira e os objectivos traçados para esta primeira temporada. Foram, também, divulgados os cartéis já definidos, as condições dos abonos para a temporada e a criação de um site próprio da Palha Blanco. “É um gosto enorme sentir esta adesão.
Acho que que estamos mais perto do caminho e dos objectivos que temos vindo a seguir. É um sonho estar aqui a apresentar a temporada 2025 da nossa praça, da praça dos nossos sonhos e dos vossos sonhos também”, frisou Bernardo Alexandre, considerando que “é o início de um caminho de promoção da nossa praça e da nossa cidade e de um compromisso que passa muito pelo toiro”.
Já Eduardo Borba de Castro acrescentou que outro compromisso desta nova empresa “é, em cada ano, realizar obras de conservação da Palha Blanco. A empresa é uma empresa promotora de espectáculos, mas estamos comprometidos também no tratamento da praça de toiros e isso é muito importante”, referiu. Ricardo Castelo, antigo cabo dos Forcados de Vila Franca, afiançou, depois, que a empresa vai estar focada exclusivamente na Praça de Toiros Palha Blanco. “Queremos só esta praça e a expectativa é grande.
Queremos o melhor para a Palha Blanco”, assegurou. A temporada 2025 engloba, assim, quatro corridas na Palha Blanco, nos dias 4 de Maio, 6 de Julho, 5 e 7 de Outubro. Em Maio haverá uma corrida concurso de ganadarias com toiros de Condessa de Sobral, Sommer D’Andrade, Vale do Sorraia, Fernandes de Castro, Assunção Coimbra e Canas Vigouroux. Toureiam os jovens cavaleiros Luís Rouxinol Jr, Joaquim Brito Paes e António Ribeiro Telles Filho. Pegam os grupos de forcados amadores de Montemor e de Vila Franca.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana