Jorge Talixa
Carris Metropolitana avança em Janeiro em Vila Franca
A Carris Metropolitana vai começar a operar no concelho de Vila Franca de Xira já a partir de 1 de Janeiro. Autarcas locais têm manifestado a sua preocupação para que não se repitam aqui alguns problemas registados em concelhos da margem sul do Tejo e o presidente da Câmara de Vila Franca tem “a expectativa de que corra tudo bem, uma vez que nos foi garantido que estavam em condições de arrancar”.
No concelho de Vila Franca de Xira estão previstas sete novas linhas e um aumento de 30 por cento no serviço prestado. A Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) vai começar a operar nos concelhos da Área Metropolitana de Lisboa-Norte (AML-N) já a partir de 1 de Janeiro.
As empresas selecionadas para prestar os serviços de transporte público rodoviário de passageiros (Viação Alvorada e Rodoviária de Lisboa) asseguraram, em Novembro, que estavam reunidas todas as condições para arrancar no início de 2023 e, confiando que isso vai acontecer, as nove câmaras da AML-N aceitaram o compromisso.
No caso do concelho de Vila Franca de Xira está previsto um aumento de 30 por cento no serviço prestado e estão igualmente previstas sete novas linhas, que visam melhorar as ligações com as estações ferroviárias de Alverca, da Castanheira e da Póvoa e com as cidades de Loures e de Lisboa. Estas novas carreiras vão ligar a Estação de Alverca à Malvarosa (Circular) e a Estação da Póvoa de Santa Iria ao Bairro da Bolonha.
Haverá, também, uma nova linha circular na Castanheira do Ribatejo e novas linhas entre a Póvoa de Santa Iria e Loures, Vila Franca de Xira e Loures, Vialonga e Santa Iria de Azóia e Vila Franca de Xira e o Campo Grande (Lisboa).
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Comments