• Jorge Talixa

Campanha alerta para condução sem álcool


“Taxa Zero ao Volante” é o lema da campanha nacional de sensibilização que está a decorrer até dia 7. Promovida pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária em articulação com GNR e com a PSP, a acção integra também operações de fiscalização de trânsito, uma das quais está agendada para a noite de segunda-feira, na rotunda de ligação entre a Nacional 118 e a A10, em Benavente.


A campanha pretende “alertar os condutores para os riscos da condução sob a influência do álcool”, tendo em conta que os dados conhecidos em Portugal permitem concluir que “um em cada três condutores mortos em acidentes de viação apresenta uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l e três em cada quatro destes condutores apresentam uma taxa igual ou superior a 1,2 g/l”.


“Vários estudos científicos demonstram que conduzir sob a influência do álcool causa várias perturbações, designadamente, ao nível cognitivo e do processamento de informação, bem como alterações na capacidade de reagir aos imprevistos, e descoordenação motora”, sublinham a ANSR, a GNR e a PSP, vincando que “o álcool também diminui o campo visual, provocando a chamada visão em túnel.


Esta perda de capacidades, bem como as alterações de comportamento que podem levar a estados de euforia e desinibição, aumentam de forma muito significativa o risco de envolvimento em acidentes rodoviários”. A ANSR, a GNR e a PSP relembram, ainda, que “a condução sob a influência do álcool é um risco para a segurança” dos condutores e de terceiros, que


“os acidentes que decorrem da condução sob a influência do álcool são particularmente graves” e que “com uma taxa de álcool no sangue de 0,5 g/l o risco de sofrer um acidente grave ou mortal duplica”.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações