top of page
banner_178 x66 mm_Voz Ribatejana_compressed-page-001_edited.jpg
Voz Ribatejana_178mmX66mm_Passerelle2024_Prancheta 1.jpg
Banner Festas Alverca.png
  • Foto do escritorJorge Talixa

Câmara toma posição sobre a quadruplicação na quarta-feira


A Câmara de Vila Franca de Xira deverá tomar posição formal sobre as propostas de quadruplicação da linha-férrea em reunião extraordinária agendada para esta quarta-feira (dia 8), no pavilhão Multiusos da sede de concelho. A sessão realiza-se no salão nobre dos Paços do Concelho e surge na sequência da documentação apresentada pela Infraestruturas de Portugal (IP) desde Maio passado.


A IP aponta para uma quadruplicação à superfície e no actual corredor, mas os múltiplos impactos previstos nas travessias de Vila Franca e de Alhandra têm gerado muita contestação. A possibilidade de “enterramento/soterramento/afundamento” da linha tem sido a mais defendida, quer por algumas forças políticas, quer por movimentos de cidadãos.


Mas a IP já informou que essa hipótese é tecnicamente muito complicada, envolveria um investimento de mais de 500 milhões de euros e teria consequências em estruturas como a biblioteca Fábrica das Palavras e eventualmente na estabilidade da Praça de Toiros Palha Blanco.


Certo é que os argumentos da IP não têm convencido muitos vila-franquenses e muitos alhandrenses, que insistem na possibilidade do enterramento da linha-férrea. O executivo da Câmara ainda não tomou uma posição formal sobre o assunto e, ao longo de alguns meses, foi solicitando informação à IP sobre estudos de soluções alternativas.


Hipóteses como a passagem da linha-férrea em viaduto ou de desvio da alta velocidade para outro corredor que não atravesse Vila Franca e Alhandra têm sido menos abordadas nas várias discussões do tema. Na última sessão camarária, Joana Bonita, vereadora da CDU, apresentou um requerimento para o agendamento de uma reunião extraordinária da Câmara sobre o projecto da quadruplicação da Linha do Norte entre Alverca e a Castanheira.


“Já muitos se pronunciaram sobre este tema, mas a verdade é que a Câmara, até agora, não tomou uma posição formal sobre a quadruplicação da Linha, com os impactos que vai ter na vida da população”, observou a eleita da CDU.


Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, informou, depois, que esta reunião extraordinária já estava convocada para dia 8 de Novembro e que, nessas condições, não faria sentido votar o requerimento da CDU. “Será exactamente para discutir essa matéria, como aliás já tinha anunciado”, referiu o presidente da Câmara.


Seguiu-se alguma discussão sobre quem teve prioridade nesta situação, com Joana Bonita a afirmar que o presidente da Câmara só marcou esta reunião por pressão da CDU e Fernando Paulo Ferreira a referir que o facto de já ter convocado a reunião demonstra que existe “sintonia” neste tema.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


Comments


03_Eleicoes_Europeias_Imprensa_Digital_Regional_300x250.jpg
Romaria Alcame-2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

15jun24 Colheita de Sangue Alhandra.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

bottom of page