Jorge Talixa
Benavente favorável ao aeroporto mas com condições
A Câmara de Benavente reuniu, esta quinta-feira, em sessão extraordinária, para discutir um parecer formal sobre as conclusões do relatório da comissão técnica independente que avaliou as opções de localização do novo aeroporto.
Por maioria, com uma abstenção da vereadora independente, a edilidade benaventense manifestou a disponibilidade do Município para acolher esta infraestrutura e considerou que o concelho tem soluções e instrumentos de ordenamento para esse desafio.
Mas os autarcas de Benavente colocam algumas “condições”, desde logo a deslocação das pistas para sul para minimizar os impactos do ruído na freguesia de Santo Estevão, mas também a necessidade de melhorar os acessos, especialmente entre Alcochete e o Porto Alto.
No parecer aprovado por maioria (votos favoráveis de CDU, PSD e PS), a edilidade de Benavente salienta que, caso se confirme a escolha do Campo de Tiro para a construção do novo aeroporto, “irá reivindicar um conjunto de intervenções” ao nível da rede viária, nomeadamente na Estrada Nacional 118, porque os acessos hoje existentes “serão insuficientes para escoar o trânsito”.
Depois, o parecer da Câmara de Benavente defende que a solução a estudar “deve ter em conta a possibilidade de haver uma deslocação das pistas no sentido sul-sudoeste, que as afaste das áreas residenciais da freguesia de Santo Estevão”.
E preconiza, ainda, o estudo da possibilidade de alteração da orientação das pistas de forma a que os corredores/cones de acesso fiquem localizados entre Samora Correia e Santo Estevão.
O documento foi integrado na plataforma de recolha de “contributos” criada para a consulta pública do processo de avaliação das várias opções de localização, cujo prazo de participação termina a 26 de Janeiro.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Comments