top of page
voz_ribatejana_25abril_comemor.municip.27x4cm.jpg
CMB 252x115-2.jpg
Banner Salvaterra 25.jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Azambuja reforça aposta na centenária Feira de Maio


A edição 2023 da centenária Feira de Maio de Azambuja decorre até ao próximo domingo. São cinco dias com muita animação, largadas e corrida de toiros, gastronomia e grandes concertos com Gisela João e Tony Carreira, na feira “mais castiça do Ribatejo”.


A centenária Feira de Maio de Azambuja está de regresso e decorre até ao próximo domingo, com um programa muito variado onde se destacam as actividades taurinas (esperas, largadas e corrida), a gastronomia e os concertos com Gisela João e Tony Carreira.


A “mais castiça das Festas Ribatejanas” promete, por isso, muita animação e atrai anualmente muitos milhares de visitantes à vila de Azambuja.


“Serão cinco dias recheados de festa brava e afición, onde não vão faltar atividades equestres, taurinas, um espaço de gastronomia, animação popular e muita música”, sublinha a Câmara de Azambuja, os concerto com a fadista Gisela João e com Tony Carreira (sábado à noite, junto à Escola Boavida Canada).


Nas ruas da vila, haverá cinco largadas de toiros (uma por dia), que “continuam a constituir a grande atração do evento”.


E, paralelemente, as muitas tertúlias particulares existentes na vila “abrem as portas a quem queira refrescar a garganta ou petiscar” e a ornamentação “bem garrida e castiça de fachadas e janelas”, tornam esta feira “genuína e única”.


Na noite de sexta-feira haverá outro dos momentos altos da festa, com o desfile de campinos com o gado, à luz de archotes, a partir das 21h00, seguido da emblemática largada noturna.


Após a recolha dos toiros (depois da meia-noite), inicia-se a distribuição gratuita de sardinhas, pão e vinho em diversos pontos centrais da vila.


O sábado (Dia do Cavalo) será dedicado às atividades equestres, com o concurso de modelo e andamentos, classe éguas afilhadas, no Centro Hípico Lebreiro, às 14h30.


A partir das 15h00 haverá provas de perícia de campinos e de condução de jogos de cabrestos, na Rua Engº Moniz da Maia; e o tradicional passeio livre a cavalo pelas ruas da vila e tertúlias.


Pontos altos da animação ao sábado serão a Festa dos Anos 80 da Tertúlia CCM, no Largo de Palmela. Neste dia que terá lugar o grande concerto com Tony Carreira, marcado para a meia-noite, junto à Escola Boavida Canada.


Na manhã de domingo, 28 de maio, preenche-se a página mais solene da feira, com a tradicional Homenagem ao Campino.


Este ano, todos os campinos terão o seu valor publicamente reconhecido na homenagem a António José Cruz Gordo, um dos campinos que há mais anos participa na Feira de Maio e que tem dedicado a sua vida à criação do toiro bravo.


No segundo momento da cerimónia, será entregue o Pampilho de Honra gravado com o nome do antigo campino José Carlos Semeador (“Zé Moleiro”).


Na reta final das festividades, a manhã de segunda-feira é dedicada às crianças com a iniciativa “Feira na Vila”, com atividades de animação para alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Especial, pelas ruas do evento.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


Commentaires


300x250px_banner.png
Bombeiros VFX2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita 16 de abril ESFC vs.jpg
bottom of page