Jorge Talixa
Azambuja reforça aposta na centenária Feira de Maio
A edição 2023 da centenária Feira de Maio de Azambuja decorre até ao próximo domingo. São cinco dias com muita animação, largadas e corrida de toiros, gastronomia e grandes concertos com Gisela João e Tony Carreira, na feira “mais castiça do Ribatejo”.
A centenária Feira de Maio de Azambuja está de regresso e decorre até ao próximo domingo, com um programa muito variado onde se destacam as actividades taurinas (esperas, largadas e corrida), a gastronomia e os concertos com Gisela João e Tony Carreira.
A “mais castiça das Festas Ribatejanas” promete, por isso, muita animação e atrai anualmente muitos milhares de visitantes à vila de Azambuja.
“Serão cinco dias recheados de festa brava e afición, onde não vão faltar atividades equestres, taurinas, um espaço de gastronomia, animação popular e muita música”, sublinha a Câmara de Azambuja, os concerto com a fadista Gisela João e com Tony Carreira (sábado à noite, junto à Escola Boavida Canada).
Nas ruas da vila, haverá cinco largadas de toiros (uma por dia), que “continuam a constituir a grande atração do evento”.
E, paralelemente, as muitas tertúlias particulares existentes na vila “abrem as portas a quem queira refrescar a garganta ou petiscar” e a ornamentação “bem garrida e castiça de fachadas e janelas”, tornam esta feira “genuína e única”.
Na noite de sexta-feira haverá outro dos momentos altos da festa, com o desfile de campinos com o gado, à luz de archotes, a partir das 21h00, seguido da emblemática largada noturna.
Após a recolha dos toiros (depois da meia-noite), inicia-se a distribuição gratuita de sardinhas, pão e vinho em diversos pontos centrais da vila.
O sábado (Dia do Cavalo) será dedicado às atividades equestres, com o concurso de modelo e andamentos, classe éguas afilhadas, no Centro Hípico Lebreiro, às 14h30.
A partir das 15h00 haverá provas de perícia de campinos e de condução de jogos de cabrestos, na Rua Engº Moniz da Maia; e o tradicional passeio livre a cavalo pelas ruas da vila e tertúlias.
Pontos altos da animação ao sábado serão a Festa dos Anos 80 da Tertúlia CCM, no Largo de Palmela. Neste dia que terá lugar o grande concerto com Tony Carreira, marcado para a meia-noite, junto à Escola Boavida Canada.
Na manhã de domingo, 28 de maio, preenche-se a página mais solene da feira, com a tradicional Homenagem ao Campino.
Este ano, todos os campinos terão o seu valor publicamente reconhecido na homenagem a António José Cruz Gordo, um dos campinos que há mais anos participa na Feira de Maio e que tem dedicado a sua vida à criação do toiro bravo.
No segundo momento da cerimónia, será entregue o Pampilho de Honra gravado com o nome do antigo campino José Carlos Semeador (“Zé Moleiro”).
Na reta final das festividades, a manhã de segunda-feira é dedicada às crianças com a iniciativa “Feira na Vila”, com atividades de animação para alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Especial, pelas ruas do evento.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Comments