Autarcas prometem “combater” fecho de urgências pediátricas

(Em actualização)
Os presidentes dos cinco municípios da área de influência da Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo (ULSETejo) assinam um comunicado conjunto, distribuído esta sexta-feira, em que se afirmam “surpreendidos” com a informação do fecho das urgências pediátricas do Hospital de Vila Franca de Xira à noite e aos fins-de-semana.
Os autarcas de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira prometem “combater” esta decisão, que consideram “inaceitável”, numa região onde residem cerca de 250 mil pessoas. No comunicado, os eleitos locais “repudiam” esta situação e manifestam a sua “extrema preocupação” com “o crescente degradar dos serviços de atendimento às populações, que já estão prejudicadas com o funcionamento intermitente das urgências de obstetrícia e ginecologia no Hospital Vila Franca de Xira”.
Por isso, os cinco presidentes de câmara (quatro eleitos pelo PS e um pela CDU), “exortam a ministra da Saúde e o Primeiro-Ministro a tomarem as medidas necessárias para evitar mais este encerramento de urgências nas imediações da capital do País”. E prometem “continuar a lutar” pela “completa regularização do funcionamento dos serviços do Hospital” que, sublinham, “foi construído com o apoio financeiro de todos os municípios envolvidos”.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana