top of page
VozRibatejana.gif
Mes Enguia.jpg
Voz_Rib_178x66mm-01.jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Assembleia quer prolongamento do Metro até Vialonga


A nova linha de Metro vai ligar ao Norte da cidade de Loures. Eleitos municipais de Vila Franca de Xira defendem o prolongamento da Linha Violeta até à freguesia de Vialonga, sugerindo mesmo um traçado em grande parte paralelo à variante, que ligaria ao Cabo de Vialonga e poderia servir todo o concelho.


A Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira aprovou, por maioria e com uma abstenção, uma proposta que reivindica o prolongamento da Linha Violeta do Metro de Lisboa, actualmente em fase de lançamento de concurso, até à freguesia vila-franquense de Vialonga.


O documento, apresentado pela bancada da coligação liderada pelo PSD, sublinha que Vialonga tem já mais de 25 mil habitantes e é a única freguesia do concelho de Vila Franca sem estação de comboios.


Sustenta, também, que com um prolongamento de “apenas” 9 quilómetros da Linha Violeta entre o Infantado (Loures) e o norte da freguesia de Vialonga seria possível servir não só a população vialonguense como boa parte dos 140 mil habitantes do concelho de Vila Franca, nas suas ligações à capital.


A moção integra mesmo uma proposta de traçado para este prolongamento da Linha, que através da várzea existente nesta região não teria muitos obstáculos, nem físicos, nem de edifícios ou instalações industriais.


O troço proposto ligaria o Infantado ao chamado Cabo de Vialonga, seguindo em parte um percurso próximo da variante rodoviária de Vialonga.


Diogo Tavares, eleito da Coligação Nova Geração (PSD/PPM/MPT), sublinha que a nova linha de Metro vai servir os concelhos de Odivelas e de Loures, mas, mais uma vez, “o concelho de Vila Franca de Xira fica para trás”.


Frisando que “Vialonga é a única freguesia do concelho de Vila Franca de Xira que não dispõe de linha-férrea”, Diogo Tavares afirma que “uma extensão de 9 quilómetros da Linha Violeta serviria todo o aglomerado urbano de Vialonga.


Não faz sentido que esta linha do Metro não venha até esta freguesia, servindo assim o concelho de Vila Franca de Xira”, defendeu o deputado municipal social-democrata.


As bancadas do CDS-PP, CDU e PS manifestaram o seu apoio à moção que, no final, foi aprovada por larga maioria, com uma abstenção da eleita independente Diana Neves e votos favoráveis dos restantes 37 eleitos.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


CL24_BannerVR_84x135mm (1).jpg
Eleicoes_Imprensa_Digital_Regional_Mrec_300x250_VÁRIOS.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita Alhandra 17fev24.jpg

Contador de Visualizações

bottom of page