top of page
banner_178 x66 mm_Voz Ribatejana_compressed-page-001_edited.jpg
Voz Ribatejana_178mmX66mm_Passerelle2024_Prancheta 1.jpg
Banner Festas Alverca.png
  • Foto do escritorJorge Talixa

Ascensão junta mais de 100 mil na Chamusca


A Semana da Ascensão é o maior certame do concelho da Chamusca e uma das mais emblemáticas feiras de todo o Ribatejo. A edição 2023 decorre de 13 a 21 de Maio, com entradas, largadas e corridas de toiros, mas também com concertos com nomes como Toy, “Os Azeitonas”, “Os Quatro e Meia”, Rosinha e Ana Bacalhau. O concelho da Chamusca está em festa já a partir deste sábado com a edição 2023 da tradicional Semana da Ascensão.


Durante nove dias, a vila da Chamusca vai receber muitos milhares de visitantes num certame que junta o melhor da tradição ribatejana, mas também concertos diversos, gastronomia, actividades económicas e um programa específico para os mais jovens. “Com entrada livre e gratuita a semana maior do concelho da Chamusca agrega todas as paixões culturais e gastronómicas da região e reúne anualmente milhares de visitantes.


Recorde-se que, em 2022, a vila da Chamusca recebeu ao longo da Semana da Ascensão mais de 100 mil visitantes, que vieram das mais diversas regiões do país para conhecer as raízes, a cultura e a tradição da vila considerada “O Coração do Ribatejo””, salienta a Câmara da Chamusca, destacando os mais variados espetáculos de música e de teatro, folclore e provas desportivas, mas também a tradicional gastronomia da região, tasquinhas, mostras de artesanato e de produtos regionais, festa brava, atividades equestres ou taurinas, cultura e “especialmente tradição”.


O expoente máximo da Semana da Ascensão é a tradicional Entrada de Toiros da Quinta-Feira de Espiga (dia 18 de maio), feriado municipal, onde os toiros percorrem a artéria principal da vila desde a antiga Cooperativa da Chamusca até à centenária praça de toiros.


“É neste dia que a vila da Chamusca recebe milhares de aficionados, que vêm em busca da emoção de ver passar os toiros e vivenciar um espetáculo verdadeiramente mágico e único, numa onda de entusiasmo e de emoção, que se traduz numa recriação de outros tempos, numa época em que a população esperava a chegada dos toiros bravos, que eram trazidos da charneca e das ganadarias para a vila, para a tradicional corrida de toiros em quinta-feira de ascensão ou para trabalharem nas lides do campo”, refere a autarquia chamusquense.


Neste dia, festejam-se também os dons da terra, com a Tradicional Apanha da Espiga, nos campos da região. A tarde é marcada pela tradicional corrida de toiros (17h00) na centenária Praça de Toiros da Chamusca. “O cartel deste ano promete uma corrida de toiros mista com um cartaz único. Em praça vão estar os cavaleiros António Telles e João Moura Jr e o matador Manuel Dias Gomes.


A pegar estão os dois grupos da terra, o Grupo de Forcados Amadores da Chamusca e o Aposento da Chamusca. Durante a corrida serão lidados seis toiros da Ganadaria de Manuel Veiga. Serão ainda atribuídos o Troféu Engenheiro Jorge Duque para a melhor pega e o Troféu Dr. João Duque para a Melhor Lide a Cavalo”, acrescenta a edilidade da Chamusca, destacando que a Semana a Ascensão é, igualmente, uma montra das actividades económicas do concelho.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


Comments


03_Eleicoes_Europeias_Imprensa_Digital_Regional_300x250.jpg
Romaria Alcame-2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

15jun24 Colheita de Sangue Alhandra.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

bottom of page