Jorge Talixa
Arruda tem Festas de Agosto com algumas limitações
Foto de Bruno Rato
As tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora da Salvação regressam, este mês, a Arruda dos Vinhos, depois do interregno de 2020, motivado pela pandemia. A edição 2021 das festas do concelho tem um programa condicionado ainda pela pandemia, mas já incluem, para além das actividades religiosas, quatro concertos, duas corridas de toiros e uma exposição alusiva. Tendo presentes as restrições ainda em vigor,
a Câmara de Arruda desenvolveu um programa bastante mais limitado do que é habitual, onde se destaca a impossibilidade de organizar as habituais largadas de toiros e outras iniciativas como o desfile de moda, que decorrem habitualmente no centro da vila. Em alternativa, a autarquia aposta num programa mais contido, que careceu de autorização da Direcção-Geral de Saúde e da autoridade local de saúde. Assim,
mantêm-se as tradicionais actividades religiosas, com excepção da procissão pelas ruas da vila. Decorrem já as novenas e o programa prevê uma missa vespertina no dia 14, a Missa da Festa e dos Forasteiros (dia 15) e missa pelos paroquianos falecidos (dia 16). De resto, a animação estará centrada na Praça de Toiros de Arruda, onde é possível controlar as entradas e a acomodação dos assistentes.
Ali realizam-se duas corridas de toiros, nos dias 12 e 14 de Agosto. Depois, a praça de toiros passará a albergar quatro concertos musicais, o primeiro logo no dia 16, com a Banda da Misericórdia de Arruda. No dia 16 actuam bandas locais e para a noite de dia 17 está agendado um concerto com os Amor Electro. A encerrar as festas, no dia 18, será o fadista Camané a actuar na praça de toiros de Arruda.
Os bilhetes para os concertos dos Amor Electro e de Camané custam 5 euros e a respectiva receita reverterá para os Bombeiros Voluntários e para a Misericórdia de Arruda e para o Centro Social de Arranhó. Paralelemente, estará patente a exposição “Agosto….a festa dos Reencontros”.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
コメント