• Jorge Talixa

Arruda tem Festas de Agosto com algumas limitações


Foto de Bruno Rato


As tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora da Salvação regressam, este mês, a Arruda dos Vinhos, depois do interregno de 2020, motivado pela pandemia. A edição 2021 das festas do concelho tem um programa condicionado ainda pela pandemia, mas já incluem, para além das actividades religiosas, quatro concertos, duas corridas de toiros e uma exposição alusiva. Tendo presentes as restrições ainda em vigor,


a Câmara de Arruda desenvolveu um programa bastante mais limitado do que é habitual, onde se destaca a impossibilidade de organizar as habituais largadas de toiros e outras iniciativas como o desfile de moda, que decorrem habitualmente no centro da vila. Em alternativa, a autarquia aposta num programa mais contido, que careceu de autorização da Direcção-Geral de Saúde e da autoridade local de saúde. Assim,


mantêm-se as tradicionais actividades religiosas, com excepção da procissão pelas ruas da vila. Decorrem já as novenas e o programa prevê uma missa vespertina no dia 14, a Missa da Festa e dos Forasteiros (dia 15) e missa pelos paroquianos falecidos (dia 16). De resto, a animação estará centrada na Praça de Toiros de Arruda, onde é possível controlar as entradas e a acomodação dos assistentes.


Ali realizam-se duas corridas de toiros, nos dias 12 e 14 de Agosto. Depois, a praça de toiros passará a albergar quatro concertos musicais, o primeiro logo no dia 16, com a Banda da Misericórdia de Arruda. No dia 16 actuam bandas locais e para a noite de dia 17 está agendado um concerto com os Amor Electro. A encerrar as festas, no dia 18, será o fadista Camané a actuar na praça de toiros de Arruda.


Os bilhetes para os concertos dos Amor Electro e de Camané custam 5 euros e a respectiva receita reverterá para os Bombeiros Voluntários e para a Misericórdia de Arruda e para o Centro Social de Arranhó. Paralelemente, estará patente a exposição “Agosto….a festa dos Reencontros”.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


Tags:

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações