Jorge Talixa
Arruda renova rotunda de homenagem às tertúlias
O mau estado do antigo “monumento” de homenagem às tertúlias arrudenses colocado na rotunda de A-do-Barriga levou a Câmara de Arruda dos Vinhos a remover todas as estruturas ali colocadas e a promover um novo arranjo da designada “Rotunda das Tertúlias”, com uma placa alusiva e 16 bandeiras (uma do município e 15 das suas tertúlias móveis e fixas).
O novo arranjo foi a inaugurado na manhã de 14 de Agosto (Dia das Tertúlias na Festa de Arruda), na presença de autarcas e de várias dezenas de tertulianos arrudenses. Carlos Alves, presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos, observou que o estado do antigo “monumento” suscitou bastantes críticas e que a autarquia tem que ser sensível ao sentimento das pessoas.
“As coisas têm que ser requalificadas, tem que haver evolução, temos que reconhecer quando as coisas não ficam como gostaríamos”, sublinhou o eleito do PS, admitindo que o formato do antigo ”monumento” suscitou também questões de segurança rodoviária (o autocarro no meio da rotunda gerava confusões em alturas de menor visibilidade) que tinham que ser salvaguardadas.
Por outro lado, referiu, a Câmara pretende manter esta homenagem às tertúlias arrudenses, que “são muito importantes e muito relevantes na defesa da nossa identidade e daquilo que somos enquanto concelho”.
Nesse sentido, a edilidade solicitou os logotipos/emblemas às quinze tertúlias do concelho e avaliou algumas alternativas de remodelação/renovação da rotunda, optando por esta solução que Carlos Alves reconhece que é simples, mas muito simbólica da identidade de Arruda.
“As tertúlias são um dos momentos altos da Festa, sem vocês a Festa de Nossa Senhora da Salvação não seria a mesma. As tertúlias são indissociáveis daquilo que é a nossa festa”, salientou.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Comments