top of page
banner_178 x66 mm_Voz Ribatejana_compressed-page-001_edited.jpg
ED24_VozRibatejanaOnline_v02.jpg
Banner LPCC-2.jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Alverca vai ter núcleo da Confederação de Pequenas e Médias Empresas


A Confederação Portuguesa de Pequenas e Médias Empresas (CPPME) vai criar um núcleo regional com sede em Alverca. O projecto tem o apoio da Junta da União de Freguesias de Alverca e Sobralinho e, segundo o presidente da autarquia, Cláudio Lotra, poderá ser importante para apoiar as empresas e o comércio local, considerando que a ACIS “não existe” nesta zona sul do concelho de Vila Franca.


O processo de criação e instalação em Alverca de um núcleo regional da Confederação Portuguesa de Pequenas e Médias Empresas (CPPME) está a avançar e poderá ficar concluído ainda este ano. Alverca, é notório, tem sido nos últimos anos, a localidade do concelho de Vila Franca de Xira escolhida por dezenas de grandes empresas/marcas para a instalação de médias e grandes superfícies comerciais.


Essa evolução, que tem contribuído para reforçar o estatuto da cidade de Alverca na região, não deixa, também, de ter algumas consequências no funcionamento/sobrevivência do designado comércio local/tradicional.


O presidente da Junta de Alverca e Sobralinho diz, em resposta ao Voz Ribatejana, que a Junta “tem feito algum esforço também junto dos comerciantes para tentar dar um impulso aos seus negócios, porque, quer queiramos quer não, as coisas evoluem e os pequenos comerciantes também têm que estar disponíveis para evoluir com a evolução dos próprios tempos.


O que temos feito é procurado apoiá-los”, afiança o autarca do PS. Cláudio Lotra chegou mesmo a defender, nas Jornadas Empresariais de Alverca, a criação de uma associação de empresas e de comerciantes de Alverca. Esse processo não se revela fácil e, mais recentemente, a ideia evoluiu para a instalação em Alverca de um núcleo regional da Confederação Portuguesa das Pequenas e Médias Empresas.


Quisemos saber se esta posição da Junta significa também que ACIS-Associação Empresarial dos Concelhos de Vila Franca de Xira e Arruda dos Vinhos não cumpre esse papel em Alverca. “Tenho muita dificuldade em falar sobre a ACIS, porque entendo que a ACIS já perdeu há muito tempo o seu foco e perdeu o seu público.


Se formos fazer a contagem, se calhar mais de 90 por cento dos empresários e comerciantes não sabem o que é a ACIS neste momento, principalmente aqui na zona sul do concelho”, constata Cláudio Lotra, considerando que, nesse contexto, os empresários “estão um pouco por sua conta”. Nesse sentido começou a ganhar forma a possibilidade de criação de um núcleo regional da CPPME com sede em Alverca.


”Temos em curso a criação de um núcleo da CPPME aqui em Alverca, que de alguma forma permitirá que pequenos comerciantes e pequenos empresários tenham um apoio institucional, jurídico e de potencialização de candidaturas a fundos comunitários.


Como a Junta tem um protocolo de cooperação com a CPPME, houve disponibilidade desta estrutura e do seu presidente Jorge Pisco para começar a funcionar. Estamos numa fase de fazer angariação dos empresários fundadores do núcleo. Pensamos que até final do ano o assunto estará resolvido”, prevê Cláudio Lotra.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


コメント


anuncio-ajustado.jpg
Trail Encostas de Xira 2024-2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita 07set24 PSIRIA.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

bottom of page