Alverca impôs primeira derrota ao líder Lourosa
- Joel Balsinha
- 1 de abr. de 2024
- 2 min de leitura

O Futebol Clube de Alverca venceu o Lusitânia de Lourosa e reforçou a sua candidatura à subida à II Liga. Os ribatejanos bateram a equipa nortenha por 3-1, impondo a primeira derrota aos líderes da fase final de apuramento do campeão da Liga 3.
Com este resultado reduziram para dois pontos a distância relativamente o Lourosa. No próximo fim-de-semana, o Estádio do Alverca recebe novo jogo decisivo, com os alverquenses a receberem o Braga B com quem dividem o segundo lugar da tabela (14 pontos).
Na partida disputada ao fim da tarde de domingo, marcaram Pedro Venaque aos 7 minutos, João Costa aos 35 e José Varela aos 96 para o Alverca e Miguel Pereira aos 47 para o Lusitânia de Lourosa. O golo nos primeiros minutos deu tranquilidade ao Alverca que, apesar da maior posse de bola do Lourosa, foi sempre mais perigoso no ataque.
Pedro Venaque inaugurou o marcador aos sete minutos. Na conversão de um livre, Diogo Martins colocou a bola na área para a cabeça de Zé Oliveira, que serviu o defesa, que empurrou a bola para o interior da baliza. Numa jogada trabalhada, o Alverca chegou ao golo.
A perder o Lusitânia de Lourosa lançou-se ao ataque. A linha ofensiva dos visitantes instalou-se no meio campo defensivo dos da casa. Mas o Alverca conseguia manter os forasteiros longe das redes de João Bravim. A equipa ribatejana fazia de tudo para fechar os caminhos aos lusitanistas.
Aos trinta minutos, o avançado ribatejano João Costa conseguiu isolar-se, mas, pressionado, não aproveitou o espaço e acabou desarmado pela defesa. Mas, cinco minutos depois, o mesmo João Costa fez o segundo golo. Desta vez na na conversão de um canto, o Alverca ampliou a vantagem.
O médio Diogo Martins bateu para Alysson, que assistiu para o melhor marcador da Liga 3 que, na cara de José Costa, não falhou. Mas, já nos descontos da primeira parte, o Lourosa conseguiu reduzir para dois a um, por intermédio de Miguel Pereira.
O guardião João Bravim ainda repeliu um primeiro remate de Fábio Fortes, mas sacudiu a bola para a frente onde, embalado, Miguel Pereira fez o 2-1. No retorno do segundo tempo, os lusitanistas surgem mais agressivos no ataque e Mika Borges levou mesmo a bola a bater no poste, aos 54 minutos.
Mas, dois minutos depois, Diogo Pereira (Lourosa) foi expulso com a amostragem do segundo cartão amarelo. O árbitro considerou que houve uma cotovelada no lateral Rui Silva e expulsou o médio nortenho. O técnico João Pereira, aos 66 minutos, fez sair os desgastados Luiz Miguel e João Costa, substituídos por José Varela e Khalid Hachadi.
As mexidas deram algum resultado pois logo a seguir José Varela desmarcado por Diogo Martins proporcionou uma grande defesa a José Costa. O Alverca continuava coeso na defesa e perigoso no contra-ataque.
Até que, já ao minuto 96, Hachadi fugiu à defesa adversária, entrou na área e serviu José Varela, que concretizou o 3-1 final.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana