top of page
banner_voz_ribatejana(5).jpg

press to zoom

press to zoom
1/1
  • Jorge Talixa

Alhandra pode ficar sem médicos já em Janeiro


O cenário mais gravoso para a população da União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz parece confirmar-se e a unidade de saúde alhandrense, que serve mais de 15 mil utentes, pode ficar sem médicos do quadro já a partir da próxima segunda-feira.


A Junta da União de Freguesias já pediu uma reunião com “carácter de urgência” à Câmara de Vila Franca de Xira e considera esta situação inaceitável. Em comunicado, a autarquia com sede em Alhandra explica que, em reunião realizada no dia 28 (quarta-feira) com um representante da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT) ficou a saber “o que muito já se especulava, que o Centro de Saúde de Alhandra, ficaria, a partir do dia 29, sem qualquer médico”.


Na mesma reunião foi apresentado um quadro dos cuidados de saúde primários no concelho de Vila Franca de Xira, onde se constata que o número de utentes sem médico subirá muito rapidamente de cerca de 30 mil para mais de 52 mil pessoas, num universo de 140 mil habitantes.


Os responsáveis da ARS-LVT e do Agrupamento de Centros de Saúde realçaram “as dificuldades em substituir os médicos que foram e irão para a reforma, quer através da contratação de novos médicos pelo Ministério da Saúde, quer através de empresas prestadoras de serviços” e informaram que, mesmo sem médicos, a Unidade de Saúde de Alhandra “não encerrará e irá manter um conjunto de serviços”.


“O que nos importa, residentes de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz e Sobralinho, utentes (15 137) do Centro de Saúde de Alhandra, é que não temos qualquer alternativa para o tratamento de doenças agudas que não seja deslocarmo-nos para o Centro de Saúde da Póvoa ou para o Hospital de Vila Franca de Xira.


Solução que não aceitamos e que manifestámos in loco o nosso veemente descontentamento”, afiança o executivo da Junta de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz, frisando que já solicitou uma reunião com caráter de urgência ao presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, “no sentido de apresentar as nossas propostas que visam colmatar a falta de médicos no Centro de Saúde de Alhandra, bem como de nos fazermos ouvir junto da ARS-LVT e do Ministro da Saúde”, conclui a autarquia alhandrense, que ainda espera mais esclarecimentos da ARS-LVT para os próximos dias e promete tudo fazer para que “esta decisão seja revogada”.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


Tags:

Banner VozRibatejana_178x66mm_AF(2).jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
300x250.jpg
14878_IMT_Voz Ribatejana_300x250.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

press to zoom

press to zoom
1/1

VR Solidário

Cartazes datas JAN 2023.jpg

Contador de Visualizações

bottom of page