Alhandra está em festa de quinta a domingo
- Jorge Talixa
- 17 de jun.
- 2 min de leitura

As festas anuais da vila de Alhandra decorrem já de 19 a 22 de Junho, num formato mais reduzido, mas com uma elevada participação do movimento associativo local. São quatro dias com muita animação na frente ribeirinha da vila, tasquinhas e expositores diversos. O orçamento é curto e não haverá grandes “nomes” do panorama musical, mas a festa de Alhandra promete muita animação e convívio num espaço único à beira do Tejo.
As Festas da Vila de Alhandra em Honra de São João Baptista realizam-se de 19 a 22 de Junho, centradas na frente ribeirinha da vila. Desta vez, a Junta da União de Freguesias optou por não manter o formato dos últimos anos com dois fins-de-semana consecutivos de festa. Aproveitando o feriado de 19 de junho (quinta-feira), os festejos alhandrenses realizam-se de 19 a 22, num único fim-de-semana.
De resto, o programa segue o figurino habitual, contando com animação diária e com seis tasquinhas e dez expositores de temas diversos. “As festas da União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz caracterizam-se por uma relação muito directa com o movimento associativo.
Sem o movimento associativo local não teríamos quaisquer condições para fazer a festa, porque a nossa festa anda sempre na casa dos 25 a 30 mil euros, não temos capacidade económica para trazer grandes cantores de escala nacional”, constata Mário Cantiga, presidente da Junta da União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz, em declarações ao Voz Ribatejana.
As Festas da Vila de Alhandra em Honra de São João Baptista arrancam na tarde de dia 19 (feriado), com o grupo de bombos “Os Baionenses” a percorrer algumas das principais ruas da vila. Segue-se uma apresentação da Escola de Acordeão Andreia Sofia, ligada ao Clube de Trancoso e, à noite, actuam os Café Creme. Na noite de dia 20, a animação estará a cargo dos Bra'thers Band, grupo que, segundo Joel Balsinha, está ligado a Alhandra.
Já no dia 21 (sábado) haverá demonstrações de actividades de colectividades locais e, à noite, animação com os Gritos Mudos, um grupo de tributo aos Xutos & Pontapés. No dia 22, a banda da Euterpe Alhandrense protagoniza um concerto a partir das 18h00, haverá animação com João Adelino (20h00) e procissão em honra de São João Baptista sai às 21h00 com passagem pelas ruas da vila e com o tradicional percurso no Tejo.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana