Alhandra entregou 2542 assinaturas no Ministério da Saúde
Com o objectivo de reclamar a colocação de médicos no centro de saúde local, a Junta da União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz entregou uma petição no Ministério da Saúde, na passada sexta-feira. O abaixo-assinado, intitulado “Pela colocação de médicos no Centro de Saúde de Alhandra” foi lançado no final de Julho e reuniu 2542 subscritores, que assinaram a petição online ou em papel.
A autarquia local agradece aos que participaram e promete “continuar a desenvolver esforços para a contratação de médicos na freguesia” que, recorde-se, desde Dezembro não tem nenhum médico dos quadros do Serviço Nacional de Saúde a prestar serviço na unidade de saúde de Alhandra. “No pretérito mês de dezembro de 2022, o povo da União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz, mais de 15 mil utentes, ficou privado dos serviços básicos de saúde prestados na Unidade de Saúde de Alhandra.
Situação que se agrava e assume preocupante importância considerando o significativo envelhecimento da população e a dispersão de um território mal servido de transportes públicos”, sustenta a petição, frisando que “a solução ‘temporária’ encontrada para mitigar a situação foi deslocar os utentes desta União de Freguesias para o Centro de Saúde da Póvoa ou de Benavente, no intuito de conseguirem uma possível vaga médica”. “Com o sentido de resolver a situação em causa, reunimos com sua Exa. Dr. Manuel Pizarro, Ministro da Saúde, que se comprometeu a encontrar uma solução até ao fim do mês de junho.
Sabendo nós, que está a decorrer um processo de contratação de médicos estrangeiros, solicitamos que seja equacionada a colocação de 6 profissionais de Saúde na Unidade de Saúde de Alhandra, para dar resposta a esta tremenda e gravosa situação”, conclui o documento lançado pela Junta de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana