Alenquer renova tradição do “Pintar e Cantar dos Reis”
O concelho de Alenquer reedita, na noite de domingo para segunda-feira (5 para 6 de Janeiro), a tradição do “Pintar e Cantar dos Reis”. Uma tradição “única no país” que se “comemora há séculos” no concelho de Alenquer e que desde Julho de 2021 está inscrita no Inventário do Património Cultural Nacional Imaterial. A participação num roteiro do Pintar e Cantar dos Reis requere inscrição nos serviços camarários e a autarquia disponibiliza transporte em autocarro.
O ponto de encontro será às 21h30, no dia 5, na Praça Luís de Camões, junto aos Paços do Concelho de Alenquer. “Numa das tradicionalmente noites/madrugadas mais frias do ano, os reiseiros, ou seja, o grupo de pessoas que propaga a tradição, junta-se num lugar de referência para um momento solene”, refere a autarquia.
“Parte do grupo segue na frente para pintar muros e fachadas de casas previamente definidos, com qualquer dos desenhos elaborados a ter um significado concreto seja pelo género, pelo estado civil, pelo número de filhos, pela profissão ou pela localidade de onde são originários.
O restante grupo, mais atrás, liderado por um apontador, 'canta os reis' junto à casa em questão, com o silêncio a pautar toda a mecânica do ritual tão alenquerense”, acrescenta a Câmara, vincando que estão previstos grupos de reiseiros nas localidades de Abrigada, Bairro, Cabanas de Chão, Cabanas de Torres, Casal Monteiro, Catém, Espiçandeira, Labrugeira, Mata, Olhalvo, Ota, Paúla, Penafirme da Mata e Pocariça.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana