Jorge Talixa
Alhandra sobe ao pódio no Europeu de Estafetas
Alhandra recebeu, no passado fim-semana, três provas internacionais de relevo. Foram mais de 200 atletas, com a participação portuguesa a conseguir bons resultados. O OutSystems de Oeiras sagrou-se campeão europeu junior, o Benfica foi vice-campeão em elites e o Alhandra foi terceiro na prova de juniores.
Alhandra e as zonas envolventes do concelho de Vila Franca de Xira voltaram a viver dois dias de grande animação desportiva, no passado fim-de-semana, a Taça do Mundo de Paratriatlo, o Campeonato do Mediterrâneo e o Campeonato da Europa de Clubes em Estafetas Mistas.
Esta última prova foi a que despertou mais atenções para a participação portuguesa. O Alhandra voltou a subir ao pódio na prova juniores (não conseguiu revalidar o título de 2019, mas alcançou a terceira posição), prova conquistada desta vez pelo Olímpico de Oeiras. Já na prova de elites, Portugal participava com três equipas
(Benfica, Sporting e Oeiras) e a equipa benfiquista conseguiu o 2º. Lugar final. Benfica que competiu com Melanie Santos, João Silva, Vera Vilaça e Vasco Vilaça. Melanie e Vasco tinham subido ao mais alto lugar do pódio no Campeonato do Mediterrâneo, prova que se realizou no dia anterior no Triatlo Internacional de Alhandra.
O Poissy Triathlon, campeã europeia em título, liderou a prova do início ao fim, mostrando a força da equipa francesa, com o Benfica a manter-se muito próximo da frente da prova. Já na competição de juniores, o Olímpico de Oeiras alcançou a medalha de ouro, com Beatriz Santos, Gonçalo Oliveira,
Maria Tomé e Alexandre Montez, ultrapassando na fase final da prova a equipa francesa do Metz Triathlon. A diferença final entre as duas equipas foi de apenas 8 segundo. Cerca de um minuto depois chegou o Alhandra, com uma equipa constituída por Inês Rico, François Vie, Helena Molina e Afonso Nunes.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana