• Jorge Talixa

Cortejo de Nª. Senhora da Salvação percorre concelho


Pela primeira vez numa história de mais de 500 anos, a imagem de Nossa Senhora da Salvação, padroeira de Arruda, percorreu as quatro freguesias do concelho. Uma iniciativa que marcou de alguma forma o momento tradicional das Festas de Agosto, que foram canceladas devido à pandemia.

Câmara e Paróquia de Arruda concordaram em manter a vertente religiosa, dando-lhe um cariz mais alargado e uma dimensão concelhia. A adesão da população foi bastante significativa. A imagem de Nossa Senhora da Salvação, padroeira da vila de Arruda dos Vinhos, percorreu as quatro freguesias do concelho, nos passados dias 14 e 15.

Uma iniciativa inédita que manteve de algum modo a tradição religiosa das Festas de Agosto em Arruda e que, para a Câmara e para a Paróquia, visou dar um “sinal de esperança” à população neste contexto de pandemia e evitar que as pessoas se aglomerassem nas ruas de Arruda, como é tradicional no dia 15 de Agosto.

Os objectivos foram conseguidos e a população do concelho (juntamente com fiéis) dos concelhos vizinhos) aderiu de forma bastante significativa. O cortejo automóvel com a imagem de Nossa Senhora da Salvação começou por se dirigir de Arruda a S. Tiago dos Velhos, onde se realizou uma missa junto à igreja local.

Depois, seguiu para Igreja de S. Lourenço, em Arranhó, onde teve lugar, também, uma celebração eucarística na manhã de sábado (dia 15). Ainda a meio da manhã de sábado realizou-se a Missa da Festa, na Igreja Matriz de Arruda. O cortejo seguiu, depois, para a freguesia de Cardosas, onde teve lugar uma nova missa,

antes do regresso da imagem à Igreja Matriz de Arruda. Na manhã de domingo teve lugar mais uma celebração eucarística. As missas realizadas em Arruda nas manhãs dos dias 15 e 16 foram transmitidas em directo pela TVI.

O cortejo e as missas realizadas foram, igualmente, transmitidos no site e na página de facebook da Câmara de Arruda. Esta emissão foi complementada com entrevistas a diversos convidados, comentários e apontamentos de divulgação histórica e cultural.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana

Tags:

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações