- Joel Balsinha
António João Ferreira volta à Escola José Falcão
Foto de Nuno Almeida
O matador de toiros António João Ferreira substituiu o bandarilheiro David Antunes como professor da Escola de Toureio José Falcão, nas faltas do maestro Victor Mendes. O antigo aluno da escola vila-franquense regressou, assim, à casa que o viu nascer para a tauromaquia, depois de ter leccionado na, entretanto extinta,
Academia de Toureio do Campo Pequeno. "O matador de touros António João Ferreira é a pessoa de confiança do maestro Victor Mendes e direção para dirigir a Escola de Toureio José Falcão. Desde já agradecemos ao bandarilheiro e amigo David Antunes, que entrou quando o José Júlio deixou de ser professor, todo o empenho e dedicação que dedicou a esta escola. Temos o maior respeito e consideração pelo mesmo.
Desejamos-lhe tudo de bom”, afirmou o presidente da direção da Escola, António José Inácio, ao Voz Ribatejana, considerando que será uma mais-valia, porque passam a ter dois professores, sendo um a tempo inteiro e outro nas ausências do principal.
António João Ferreira teve a possibilidade de acompanhar os aprendizes no passado numa ausência do bandarilheiro num tentadero e numa ou outra herdade e, agora, concretizou-se algo que aguardavam a todo o momento, mas para a qual querem, em breve, ter condições financeiras para suportar a dupla.
A Escola de Toureio José Falcão tem, na atualidade, cerca de 21 alunos a frequentar, alternadamente, as suas instalações no espaço das antigas Escolas da Armada, em Vila Franca de Xira. Os seus responsáveis acreditam que, com a entrada de António João Ferreira, poderá aumentar substancialmente esse mesmo número.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana