Antigo hospital vai entrar em obras

29/07/2020

O concurso para a obra de reabilitação e requalificação da parte mais recente do antigo hospital de Vila Franca de Xira foi, esta semana, publicado em Diário da República. A empreitada tem um preço-base de 4, 8 milhões de euros e, de acordo com a mesa administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca,

 

os trabalhos deverão arrancar no final deste ano. Visam transformar aquela área do antigo hospital numa unidade de cuidados continuados integrados (UCCI) com capacidade para 140 camas e capaz de gerar mais de uma centena de postos de trabalho.

 

Este projecto integra-se num plano mais vasto de transformação do antigo hospital (desactivado em 2013) no “Campus de Saúde da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira”. Um complexo que, para além da UCCI, vai contemplar uma clínica e um lar com capacidade para 52 camas.

 

Armando Jorge de Carvalho, provedor da Misericórdia de Vila Franca, sublinha que o lançamento deste concurso para a obra da UCCI “é um passo fundamental” no objectivo da reabilitação dos edifícios do antigo hospital.

 

“Não foi fácil, foram quatro anos de trabalho, desde o levantamento topográfico à definição do projecto do Campus de Saúde, que inclui uma clínica, que podemos dizer que será uma clínica de ambulatório, e um lar”, precisou o responsável da Misericórdia vila-franquense.

 

Pelo meio foi necessário procurar financiamento para a obra e a instituição conseguiu obter uma comparticipação de 50 por cento no âmbito do IFFRU (Instituto Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas). A obra da UCCI deverá ter um prazo de execução de 18 meses, prevendo-se a entrada em funcionamento da unidade de cuidados continuados no segundo semestre de 2022.

 

Um serviço que vai contribuir fortemente para a carência de camas de cuidados continuados integrados em toda esta zona a norte de Lisboa. Paralelamente desenvolver-se-ão, também, trabalhos de reorganização dos acessos e das áreas de estacionamento de apoio a este complexo de serviços de saúde.

 

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana

 

Tags:

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Please reload

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Please reload

Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
Please reload

Contador de Visualizações

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 2126)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (93 88 50 664), Afonso Braz (93 66 45 773), Carlos Pinto (96 44 70 639)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (24 números) 12 euros - Resto da Europa - 1 ano 40 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300