top of page
voz_ribatejana_25abril_comemor.municip.27x4cm.jpg
CMB 252x115-2.jpg
XiraSoundFest24_Voz Ribatejana_17,8x6,6cm(1).jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Empresa do Carregado tem 54 infectados


A Geberit, empresa com instalações no Carregado vocacionada para a produção de loiças sanitárias, tem 54 dos seus 365 trabalhadores infectados com a covid-19. Os resultados dos últimos testes foram conhecidos na noite de ontem e revelados, já esta terça-feira, numa conferência de imprensa realizada nos Paços do Concelho de Alenquer.

Câmara, autoridades de saúde e empresa consideram que o surto está “controlado”. Segundo Mário Durval, director do Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, apenas dois dos 54 trabalhadores com teste positivo necessitaram de assistência hospitalar.

Os restantes 52 são, para já, assintomáticos. Os primeiros dois casos foram conhecidos no dia 6 de Julho, no Hospital de Vila Franca de Xira. Mário Cunha, director-geral da Geberit, afiança que a empresa contactou de imediato as autoridades de saúde, pedindo orientações.

Foi decidido testar todos os funcionários, o que foi feito a partir de quinta-feira. Nesta altura, de acordo com Mário Durval, há uma “fotografia” completa da situação na Geberit, o que não quer dizer que não surjam mais casos numa futura segunda fase de testes. Outra preocupação, segundo o responsável regional de saúde pública, será despistar os contactos feitos nas últimas semanas pelos 54 infectados.

Mas, explicou Mário Durval, a estratégia das autoridades será testar apenas aqueles que apresentem alguns sintomas eventualmente associáveis à covid-19. Cero é que os 54 trabalhadores infectados estão em isolamento profilático. Quinze residem no concelho de Alenquer e os restantes em concelhos vizinhos.

A Geberit tem estado a trabalhar a 20 por cento da capacidade e os responsáveis da empresa alegam que os fornos cerâmicos em que baseia a sua actividade não podem parar. O concelho de Alenquer regista, esta terça-feira, um total de 244 casos de infecção confirmados, 168 dos quais já dados como recuperados. Pedro Folgado, presidente da edilidade alenquerense, disse que o município está “confortável” com o evoluir da situação, porque,

“até agora, temos tido picos mais ou menos estáveis, mas temos feito tudo o que está ao nosso alcance no sentido de controlar a covid-19”. No entender do autarca do PS, esta situação detectada na Geberit também dá mostras de estar controlada e não há notícias de mais casos em empresas vizinhas da Zona Industrial do Carregado.

Saiba mais na edição impressa de 15 de Julho do Voz Ribatejana

Tags:

300x250px_banner.png
Bombeiros VFX2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita 16 de abril ESFC vs.jpg
bottom of page