Empresa do Carregado tem 54 infectados

14/07/2020

A Geberit, empresa com instalações no Carregado vocacionada para a produção de loiças sanitárias, tem 54 dos seus 365 trabalhadores infectados com a covid-19. Os resultados dos últimos testes foram conhecidos na noite de ontem e revelados, já esta terça-feira, numa conferência de imprensa realizada nos Paços do Concelho de Alenquer.

 

Câmara, autoridades de saúde e empresa consideram que o surto está “controlado”. Segundo Mário Durval, director do Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, apenas dois dos 54 trabalhadores com teste positivo necessitaram de assistência hospitalar.

 

Os restantes 52 são, para já, assintomáticos. Os primeiros dois casos foram conhecidos no dia 6 de Julho, no Hospital de Vila Franca de Xira. Mário Cunha, director-geral da Geberit, afiança que a empresa contactou de imediato as autoridades de saúde, pedindo orientações.

 

Foi decidido testar todos os funcionários, o que foi feito a partir de quinta-feira. Nesta altura, de acordo com Mário Durval, há uma “fotografia” completa da situação na Geberit, o que não quer dizer que não surjam mais casos numa futura segunda fase de testes. Outra preocupação, segundo o responsável regional de saúde pública, será despistar os contactos feitos nas últimas semanas pelos 54 infectados.

Mas, explicou Mário Durval, a estratégia das autoridades será testar apenas aqueles que apresentem alguns sintomas eventualmente associáveis à covid-19. Cero é que os 54 trabalhadores infectados estão em isolamento profilático. Quinze residem no concelho de Alenquer e os restantes em concelhos vizinhos.

 

A Geberit tem estado a trabalhar a 20 por cento da capacidade e os responsáveis da empresa alegam que os fornos cerâmicos em que baseia a sua actividade não podem parar. O concelho de Alenquer regista, esta terça-feira, um total de 244 casos de infecção confirmados, 168 dos quais já dados como recuperados. Pedro Folgado, presidente da edilidade alenquerense, disse que o município está “confortável” com o evoluir da situação, porque,

 

“até agora, temos tido picos mais ou menos estáveis, mas temos feito tudo o que está ao nosso alcance no sentido de controlar a covid-19”. No entender do autarca do PS, esta situação detectada na Geberit também dá mostras de estar controlada e não há notícias de mais casos em empresas vizinhas da Zona Industrial do Carregado.

 

Saiba mais na edição impressa de 15 de Julho do Voz Ribatejana

 

Tags:

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Please reload

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Please reload

Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
Please reload

Contador de Visualizações

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 2126)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (93 88 50 664), Afonso Braz (93 66 45 773), Carlos Pinto (96 44 70 639)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (24 números) 12 euros - Resto da Europa - 1 ano 40 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300