Jorge Talixa
Arruda já tem serviço concelhio de transportes
O serviço de transporte público concelhio de Arruda dos Vinhos está a funcionar desde a passada segunda-feira. Com utilização totalmente gratuita, o “TUA-Casa” funciona de segunda a sábado e tem três circuitos distintos que abrangem as quatro freguesias do concelho.
O objectivo é promover o reforço da mobilidade no concelho e as ligações entre a sede do município e as restantes três freguesias. O projecto “TUA-Casa-Transporte Urbano de Arruda” foi inaugurado no passado sábado e começou a funcionar efectivamente na segunda-feira.
Resulta da reabilitação e adaptação de um antigo autocarro da edilidade arrudense. O serviço pretende reforçar a oferta de transporte público no concelho, sobretudo com a melhoria das ligações entre os muitos lugares dispersos pelas quatro freguesias e a vila de Arruda.
Inicialmente previsto para Março, o arranque do “TUA-Casa” foi adiado devido ao desenvolvimento da pandemia da covid-19. “Pensamos que é uma iniciativa essencial para assegurar a coesão territorial e a igualdade no acesso a um serviço fundamental que é a mobilidade e o transporte público”,
sublinha André Rijo, presidente da Câmara de Arruda, em declarações ao Voz Ribatejana, vincando que foram, entretanto, tomadas algumas medidas adicionais no autocarro “para salvaguarda do distanciamento social e da segurança dos utilizadores”.
A Câmara de Arruda mostra-se “convicta de que a implementação deste sistema de transporte público permitirá melhorar a oferta ao dispor das populações, sobretudo na época das pausas letivas, permitindo também a maximização da utilização dos diversos serviços públicos e privados existentes principalmente nas sedes de freguesia e na sede de concelho por todas as camadas da população”.
A autarquia arrudense sublinha, ainda, que este sistema público de transporte rodoviário colectivo de passageiros vai contribuir para a redução da “pegada carbónica” e desincentivar a utilização de transporte individual, funcionando como medida de combate às alterações climáticas.
O projecto contempla três circuitos distintos, sempre com partidas e chegadas no Terminal Rodoviário de Arruda. O Circuito 1 funcionará às segundas e quartas-feiras e parcialmente no quarto sábado de cada mês, passando sobretudo pela freguesia de Arranhó.
O Circuito 2 realiza-se às terças e sextas-feiras e parcialmente no terceiro sábado de cada mês, passando sobretudo pela freguesia de S. Tiago dos Velhos. Já o Circuito 3 funcionará às quintas-feiras e parcialmente no segundo sábado de cada mês, atravessando sobretudo as zonas rurais da freguesia de Arruda e a freguesia de Cardosas.
Saiba mais nas edições impressas de 01 e de 17 de Julho do Voz Ribatejana