Arruda já tem serviço concelhio de transportes

08/07/2020

O serviço de transporte público concelhio de Arruda dos Vinhos está a funcionar desde a passada segunda-feira. Com utilização totalmente gratuita, o “TUA-Casa” funciona de segunda a sábado e tem três circuitos distintos que abrangem as quatro freguesias do concelho.

 

O objectivo é promover o reforço da mobilidade no concelho e as ligações entre a sede do município e as restantes três freguesias. O projecto “TUA-Casa-Transporte Urbano de Arruda” foi inaugurado no passado sábado e começou a funcionar efectivamente na segunda-feira.

 

Resulta da reabilitação e adaptação de um antigo autocarro da edilidade arrudense. O serviço pretende reforçar a oferta de transporte público no concelho, sobretudo com a melhoria das ligações entre os muitos lugares dispersos pelas quatro freguesias e a vila de Arruda.

 

Inicialmente previsto para Março, o arranque do “TUA-Casa” foi adiado devido ao desenvolvimento da pandemia da covid-19. “Pensamos que é uma iniciativa essencial para assegurar a coesão territorial e a igualdade no acesso a um serviço fundamental que é a mobilidade e o transporte público”,

 

sublinha André Rijo, presidente da Câmara de Arruda, em declarações ao Voz Ribatejana, vincando que foram, entretanto, tomadas algumas medidas adicionais no autocarro “para salvaguarda do distanciamento social e da segurança dos utilizadores”.

 

A Câmara de Arruda mostra-se “convicta de que a implementação deste sistema de transporte público permitirá melhorar a oferta ao dispor das populações, sobretudo na época das pausas letivas, permitindo também a maximização da utilização dos diversos serviços públicos e privados existentes principalmente nas sedes de freguesia e na sede de concelho por todas as camadas da população”.

 

A autarquia arrudense sublinha, ainda, que este sistema público de transporte rodoviário colectivo de passageiros vai contribuir para a redução da “pegada carbónica” e desincentivar a utilização de transporte individual, funcionando como medida de combate às alterações climáticas.

 

O projecto contempla três circuitos distintos, sempre com partidas e chegadas no Terminal Rodoviário de Arruda. O Circuito 1 funcionará às segundas e quartas-feiras e parcialmente no quarto sábado de cada mês, passando sobretudo pela freguesia de Arranhó.

 

O Circuito 2 realiza-se às terças e sextas-feiras e parcialmente no terceiro sábado de cada mês, passando sobretudo pela freguesia de S. Tiago dos Velhos. Já o Circuito 3 funcionará às quintas-feiras e parcialmente no segundo sábado de cada mês, atravessando sobretudo as zonas rurais da freguesia de Arruda e a freguesia de Cardosas.

 

Saiba mais nas edições impressas de 01 e de 17 de Julho do Voz Ribatejana

 

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Please reload

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Please reload

Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
Please reload

Contador de Visualizações

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 2126)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (93 88 50 664), Afonso Braz (93 66 45 773), Carlos Pinto (96 44 70 639)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (24 números) 12 euros - Resto da Europa - 1 ano 40 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300