Gritou-se “viva o Colete Encarnado”

04/07/2020

O Colete Encarnado não pôde realizar-se, este ano, devido as restrições impostas pela pandemia da covid-19. Ainda assim, a Câmara de Vila Franca de Xira decidiu organizar, na manhã deste sábado, um “momento simbólico” de homenagem aos campinos e, no final, gritou-se “viva o Colete Encarnado”.

 

Junto ao Monumento ao Campino de Vila Franca de Xira juntaram-se perto de meia-centena de pessoas que participaram no momento simbólico de deposição de duas coroas de flores, em homenagem ao campino, figura central do Colete Encarnado.

É certo que não se cumpriram com total rigor os limites das aglomerações, mas todos estavam munidos de máscaras e a cerimónia durou escassos minutos. Participaram os campinos José “Mimoso” de 79 anos e Luís Santos de 45, que representaram todos os seus companheiros e as diferentes gerações da campinagem.

 

A iniciativa juntou, igualmente, autarcas, tertulianos, dirigentes associativos e outros vila-franquenses defensores das tradições. “Viva o Colete Encarnado”, gritou José Mimoso, já depois da deposição da segunda coroa de flores, no que foi secundado por quase todos os presentes.

“Este é um momento que simboliza exactamente a essência do Colete Encarnado, com a homenagem aos nossos campinos”, disse Alberto Mesquita aos jornalistas. O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira observou que “o espírito da Festa está cá, o espírito do Colete Encarnado que são, justamente, os campinos.

 

Esta é uma homenagem muito sentida, muito dolorosa, porque este ano o Colete Encarnado não se vai fazer com plenitude”, salientou o edil. Alberto Mesquita reconheceu que “foi um momento bastante emotivo”, mas mostrou-se convicto de que “para o ano vai ser diferente para muito melhor”.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana

 

Tags:

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Please reload

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Please reload

Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
Please reload

Contador de Visualizações

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 2126)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (93 88 50 664), Afonso Braz (93 66 45 773), Carlos Pinto (96 44 70 639)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (24 números) 12 euros - Resto da Europa - 1 ano 40 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300