Moradores contra estacionamento em espaço verde

21/06/2020

Dezenas de moradores do Bairro da Bolonha, na Póvoa de Santa Iria, protestaram, este sábado, na zona verde existente junto às piscinas da cidade, contra a obra que a Câmara de Vila Franca de Xira ali pretende desenvolver para a criação de uma bolsa de estacionamento. A edilidade explica, no entanto, que a bolsa visa ajudar a responder às carências de parqueamento apontadas pela população e afiança que os impactos na zona verde serão “mínimos”.

 

De acordo com a Câmara vila-franquense, o projecto (orçado em 141 mil euros) envolve “apenas” o abate de três das 15 árvores existentes. E contempla a valorização e requalificação do espaço verde. Mas os moradores descontentes não aceitam as explicações da autarquia, frisando que a Póvoa de Santa Iria já tem poucas zonas verdes para uma cidade com perto de 30 mil habitantes.

 

Contra o propósito camarário circulam, entretanto, duas petições, cada uma delas com perto de 1200 assinaturas. Uma delas defende, inclusivamente, que o espaço seja preservado e que lhe seja dado o nome de “Jardim Mãe Cecília”. “A população foi surpreendida com esta situação.

 

Ninguém sabia de nada”, afirma José Ferreira, um dos moradores do Bairro da Bolonha que considera esta zona verde fundamental para a população. “É ali que os miúdos brincam e que as pessoas passeiam e convivem nas horas de lazer. Fazer ali um parque de estacionamento é degradar completamente a nossa qualidade de vida”, critica José Ferreira.

 

Também a Concelhia do PSD de Vila Franca de Xira questiona a Câmara sobre este projecto, requerendo cópia das plantas do projecto. Já Alberto Mesquita, presidente da Câmara vila-franquense, disse, ao Voz Ribatejana, que esta intervenção “terá impactos mínimos na zona verde ali existente, que se irá manter”. O edil acrescenta que a autarquia está “a investir na criação de bolsas de estacionamento por toda a cidade”, medida que “tem sido muito reivindicada pelos moradores locais”.

 

E, afiança Alberto Mesquita, “as zonas de implantação destas bolsas de estacionamento foram previamente analisadas pela Câmara e pela Junta da União de Freguesias, fazendo uma avaliação técnica cuidada quanto aos espaços que detêm condições para o efeito”. No caso desta bolsa, o autarca do PS diz que o projecto “obrigará ao abate de apenas três árvores” e contempla, também, “a poda de 12 árvores, bem como o transplante e replantação de espécies arbóreas e sementeira.

 

Ou seja, será feito um trabalho de requalificação e valorização daquela zona verde”, sustenta o edil, vincando que a Câmara pretende, também, eliminar o estacionamento desordenado que actualmente se verifica em cima dos passeios e da própria zona verde. “Os benefícios para a população são muito superiores à redução de área verde na zona em causa”, conclui.

 

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana

 

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Please reload

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Please reload

Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
Please reload

Contador de Visualizações

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 2126)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (93 88 50 664), Afonso Braz (93 66 45 773), Carlos Pinto (96 44 70 639)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (24 números) 12 euros - Resto da Europa - 1 ano 40 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300