top of page
voz_ribatejana_25abril_comemor.municip.27x4cm.jpg
CMB 252x115-2.jpg
XiraSoundFest24_Voz Ribatejana_17,8x6,6cm(1).jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Passagem de nível vai ter vigilância


A passagem de nível de Vila Franca de Xira (acesso ao cais) vai passar a ter vigilância entre as 8h00 e as 20h00, nos termos de um acordo que vai ser celebrado entre a Câmara vila-franquense e a Infra-estruturas de Portugal (IP). O mesmo entendimento, aprovado na reunião camarária desta quarta-feira, define as responsabilidades de ambas as partes na deslocalização da passagem de nível cerca de 250 metros para sul.

“Os projetos de execução relativos à deslocalização serão elaborados ainda em 2020, devendo as obras e a entrada em funcionamento da nova passagem de nível concretizar-se em 2021”, sustenta a edilidade de Vila Franca de Xira, lembrando o elevado grau de perigosidade desta passagem e os acidentes mortais (mais de 20) ali verificados nos últimos anos.

“A atual Passagem de Nível será totalmente encerrada e deslocada em cerca de 250 metros para Sul, passando a situar-se sensivelmente no início da Rua 1.º de Dezembro (sentido sul-norte), junto ao Largo 5 de Outubro, e destinando-se ao atravessamento, quer pedonal, quer rodoviário”, acrescenta a autarquia.

“Esta decisão tem, acima de tudo, a intenção de criar melhores condições de segurança para o atravessamento pedonal, eliminando até ao limite do possível os fatores de risco que têm contribuído para um tão elevado número de mortes no local atual”, observou Alberto Mesquita, presidente da Câmara de Vila Franca.

A nova localização da passagem de nível deverá garantir “uma maior visibilidade e maior distanciamento em relação à estação ferroviária, permitindo ainda a criação de um traçado com zona específica para peões.

Existe ainda a expetativa que o seu afastamento do centro urbano represente um estímulo a uma maior utilização das passagens superiores pedonais já existentes, quer na própria estação ferroviária, quer junto à Fábrica das Palavras”, prossegue a Câmara, vincando que, até ao momento em que esta nova passagem de nível esteja operacional, o acordo que vai ser, agora, firmado “estabelece também a presença de um vigilante na atual passagem,

que terá como missão assegurar que os cidadãos cumprem as normas de segurança ao fazerem o seu atravessamento pedonal. Este vigilante será contratado pela IP e estará em funções todos os dias, entre as 08h00 e as 20h00. A Câmara Municipal irá assegurar a instalação de todos os equipamentos necessários à presença deste vigilante no local, designadamente instalação sanitária e abrigo”.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana

300x250px_banner.png
Bombeiros VFX2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita 16 de abril ESFC vs.jpg
bottom of page