Vila Franca reabre serviços e equipamentos
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira reabriu, esta semana, vários serviços, que estavam fechados no âmbito das medidas de prevenção da covid-19. Na segunda-feira foi recativado o atendimento presencial nas lojas do munícipe (Vila Franca, Alverca e Póvoa) e, na terça, reabriram as bibliotecas municipais. Para dia 25 está prevista a reabertura de um leque alargado de serviços.
“O processo de reabertura dos serviços e equipamentos municipais reflete, assim, a opção da autarquia em promover um desconfinamento gradual, prudente e cauteloso, e com as condições necessárias à proteção da saúde dos munícipes e dos trabalhadores municipais”, refere a Câmara vila-franquense, explicando que o atendimento nas lojas do munícipe exige marcação prévia, “devendo ser acauteladas no interior dos espaços municipais todas as medidas de proteção, tais como o uso obrigatório de máscara, desinfeção das mãos e manutenção do distanciamento social, para além do respeito pela lotação máxima definida”.
A rede de bibliotecas municiais vai funcionar, também, com alterações de horários e normas restritivas no acesso ao seu interior. O atendimento presencial no Centro de Recolha Oficial também exige marcação prévia. A partir de 25 de maio voltam a estar abertos ao público o Posto de Turismo, o Museu Municipal e respetivos núcleos e pólos museológicos, o Museu do Neo-Realismo, as galerias municipais e o Celeiro da Patriarcal.
Abrem, também, o Centro Arqueológico das Cachoeiras, o Centro Interpretativo do Forte da Casa, as Quintas Municipais de Subserra e Sobralinho, o Palácio da Quinta Municipal da Piedade e Parque dos Animais, assim como as casas da juventude.
“Também os Centros Comunitários e todo o atendimento social presencial passa a estar disponível a partir desta data, mediante marcação prévia”, acrescenta a autarquia, vincando que está, ainda, a ser avaliada uma nova fase de reabertura de equipamentos desportivos e outros espaços de utilização pública, que permanecerão encerrados por mais algum tempo.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana