• Jorge Talixa

Colete Encarnado 2020 está cancelado


O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira anunciou, esta sexta-feira, em conferência de imprensa, que a autarquia decidiu cancelar a edição deste ano do Colete Encarnado, devido ao quadro de pandemia que atravessamos e à proibição de festas e aglomerações de pessoas que vigora até 30 de Setembro.

Alberto Mesquita admitiu apenas um momento simbólico alusivo se os campinos estiverem de acordo com a sua realização. Mostrou-se confiante de que já será possível organizar a Feira de Outubro nos moldes habituais.

Reconhecendo que esta “é uma decisão dolorosa” pelo significado e importância que o Colete Encarnado tem para o concelho e para a economia local, Alberto Mesquita considerou que decisão de cancelar a festa “é a decisão mais responsável” atendendo à pandemia que atravessamos.

“É uma decisão determinada pela salvaguarda da saúde pública”, acrescentou o edil, lembrando que, por determinação do Conselho de Ministros, estão proibidos festivais de música ou iniciativas semelhantes até 30 de Setembro.

O autarca de Vila Franca de Xira afiançou que esta decisão foi muito ponderada, até porque o Colete Encarnado, em 2020, completa 88 anos de existência e a última vez que foi interrompido foi já em 1942, devido à II Guerra Mundial.

“Mas pensamos que esta é a decisão mais sensata e mais adequada no momento que atravessamos”, frisou, sublinhando que o Colete Encarnado reúne, habitualmente, mais de 250 mil pessoas.

A questões do Voz Ribatejana, Alberto Mesquita admitiu que algumas das iniciativas de debate e reflexão previstas para a Semana da Cultura Tauromáquica e para a Feira das Tertúlias (também canceladas) venham a ser adaptadas e transmitidas online, eventualmente no período habitual do Colete Encarnado.

A finalizar, o edil manifestou-se crente de que em 2021 será possível organizar um “grande Colete Encarnado” e voltar a juntar muitos milhares de pessoas nas ruas e nas tertúlias de Vila Franca de Xira.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana

Tags:

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 1360 A)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (93 88 50 664), Afonso Braz (93 66 45 773), Nuno Sousa (967 755 664)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (25 números) 14 euros - Resto da Europa - 1 ano 48 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300