Escolas de Vialonga e Castanheira dão o exemplo
Escolas de Vialonga e da Castanheira do Ribatejo destacaram-se nas edições deste ano dos projectos “Brigada do Amarelo” e “Qual é o Seu Papel?”, desenvolvidos com o objectivo de sensibilizar os mais jovens para a recolha de materiais recicláveis. Os prémios foram entregues, no dia 5 (Dia Mundial do Ambiente), nas instalações da Escola Básica da Quinta das Índias e da Escola D. António de Ataíde. A escola vencedora da décima edição do
Projeto “Brigada do Amarelo”, no que respeita a valores absolutos e per capita, foi a EB1 da Quinta das Índias (Vialonga), com 11.271 kgs. de embalagens recolhidas. Seguiu-se a escola EB1 n.º 1 de Alverca (2.º Prémio), com 10.705,5 kg de embalagens. Quanto à 1.ª Edição do Projeto “Qual é o Seu Papel?”, a escola vencedora, em termos de valores absolutos, foi a D. António de Ataíde (Castanheira do Ribatejo), com 4.500 kg de papel/cartão
recolhidos. Nos valores per capita venceu a Associação de Promoção Social de Alhandra, com 28 kgs/aluno, que alcançou, também, o 2.º lugar, em termos de peso absoluto, recolhendo 3.489 kg de papel/cartão. A entrega de prémios da 10.ª Edição do Projeto “Brigada do Amarelo”, decorreu na EB1 da Quinta das Índias, em Vialonga, com momentos musicais preparados pelos alunos, enquanto que a 1.ª Edição do Projeto “Qual é o Seu Papel?”
decorreu na Escola Básica D. António de Ataíde e contou com a leitura de um poema criado sobre o projeto. Esta edição do Projeto “Brigada do Amarelo” registou a maior adesão de sempre, contando com a participação de 33 escolas e envolvendo 6.001 alunos. Entre Janeiro e Maio deste ano, foram enviados para a reciclagem 8.492 sacos com embalagens, que se traduzem em 55.198 kg de embalagens. A 1.ª Edição do Projeto “Qual é o Seu Papel?”
também obteve “excelentes resultados”, refere a Câmara vila-franquense, frisando que participaram oito escolas, num total de 2.784 alunos. Foi, assim, possível encaminhar para reciclagem cerca de 14.280 kg papel/cartão, durante os meses de Janeiro a Maio.
Saiba mais na edição de 19 de Junho do Voz Ribatejana