- Joel Balsinha
Antigo cabo José Carlos Matos faleceu aos 71 anos
O antigo cabo dos Forcados Amadores de Vila Franca de Xira José Carlos Matos, faleceu, esta segunda-feira, com 71 anos, vítima de doença prolongada. Natural de Benavente, José Carlos Matos foi, entre 1973 e 1982, o décimo-segundo cabo do grupo de forcados vila-franquense, sendo considerado uma referência na Festa Brava pelo seu percurso. Em 2017 foi homenageado na tradicional corrida nocturna de terça-feira da Feira de Vila Franca, na
praça de toiros Palha Blanco. A festa contou com a participação de três cavaleiros da família Ribeiro Telles, António, João e Manuel Bastos. Nas pegas estiveram os Forcados de Vila Franca perante seis toiros da ganadaria Santa Maria da Sociedade Agrícola Monte Senhora do Carmo. José Carlos Matos era casado com a samorense Helena Salvador e tinha como enteado o cavaleiro tauromáquico Pedro Salvador, que sempre tratou como filho.
O Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira (GFAVFX) recorda o seu eterno cabo, na sua página oficial, destacando a "verdadeira grandeza do legado que deixou” e considerando que “a extraordinária obra, admiração e amizades que granjeou falam por si”. “Dedicou-se ao seu Grupo que fez crescer e colocou no nível mais elevado, ombro a ombro com os melhores Grupos do país, ‘fabricando’ enormes forcados e ajudando homens a formarem-se para a vida", conclui o GFAVFX.
Saiba mais na edição impressa de 16 de Janeiro do Voz Ribatejana