Jorge Talixa
Fundação CEBI celebra 50 anos
A Fundação CEBI de Alverca comemorou, esta quinta-feira, o seu 50º. aniversário, numa cerimónia em que foram distinguidas as personalidades e entidades que mais contribuíram para o desenvolvimento da maior instituição social do concelho de Vila de Franca de Xira. Os alunos da CEBI também tiveram um papel principal na sessão, com momentos de música, canto e dança que procuraram ilustrar a evolução da instituição ao longo dos anos.
A encenação, intitulada “Cidade Infinita”, baseou-se nas construções de madeira e culminou com um grupo de crianças do pré-escolar a cantarem o hino da CEBI. Seguiram-se as intervenções, com Ana Maria Lima, presidente do conselho de administração da CEBI, a realçar o papel de José Álvaro Vidal na fundação e no crescimento da instituição alverquense. Salientou, também, que, depois do recente alargamento da vertente educativa ao ensino secundário, o próximo desafio da Fundação será construir novas instalações para o seu lar de idosos.
Presente na cerimónia esteve, também, o padre Fernando Henriques, radicado no Canadá, que, em 1968, juntamente com José Álvaro Vidal, foi um dos principais dinamizadores da criação da creche que daria origem ao Centro de Bem-Estar Infantil (CEBI) de Alverca. A administração da Fundação distinguiu o padre Fernando Henriques, mas também José Álvaro Vidal (representado pela viúva Manuela Vidal), Manuel Sacramento
(representado pela viúva Amélia), Maria Eduarda Segura de Faria (representada pela filha), a Ogma, o Banco Santander Totta, Rui Cunha, Alberto Mesquita, Teresa Costa Macedo, Daniel Branco, José António Carmo, Maria da Luz Rosinha, Armando Leandro, Liga dos Amigos da CEBI e Fernando Teixeira. Foram, ainda, distinguidos os funcionários que este ano completam 20 anos de trabalho na CEBI.
Saiba mais na Edição impressa de 12 de Dezembro do Voz Ribatejana