Câmara quer comprar antigas salinas de Alverca

29/11/2018

A Câmara de Vila Franca de Xira tem negociações avançadas com o Novo Banco para adquirir o espaço das antigas salinas de Alverca. De acordo com o presidente da edilidade já há um acordo de princípio e o negócio poderá ficar concluído nos próximos meses. O objectivo da autarquia é criar ali um espaço de usufruto do ambiente natural das salinas articulado com o passeio ribeirinho. “Há da nossa parte uma intenção já muito antiga de criarmos condições para a preservação das antigas salinas de Alverca e fazermos ali, no quadro daquilo que é também a requalificação da frente ribeirinha e do passeio ribeirinho, uma reabilitação das salinas.

 

É uma ideia, uma pretensão que, inclusivamente, teve uma proposta aprovada na Assembleia Municipal, creio que em 2013. Uma proposta apresentada na Assembleia Municipal que teve o nosso acolhimento, no sentido de encontrar uma solução que, em termos ambientais, por um lado preservasse as salinas e, por outro, encontrasse ali soluções de passagem”, explicou Alberto Mesquita ao Voz Ribatejana, vincando que a ideia será aproveitar algumas das passagens que separam os tanques das antigas salinas para criar passagens, com as devidas condições, para acesso ao futuro passeio ribeirinho de Alverca.

 

“É só melhorar os caminhos e parte do trabalho está feito”, conclui. Na última sessão da Assembleia da União de Freguesias de Alverca e Sobralinho foi, entretanto, aprovada uma moção, apresentada pelo Bloco de Esquerda, que defende a criação da Reserva Natural Local das Salinas de Alverca e recorda que uma proposta no mesmo sentido, também apresentada pelo BE, foi aprovada, em 2014, na Assembleia Municipal. O documento agora aprovado sublinha que estas antigas salinas ocupam uma área de cerca de 40 hectares e “revelam-se de extrema importância como área de nidificação e refúgio para inúmeras espécies de aves”.

 

Saiba mais nas edições impressas de 28 de Novembro e 14 de Dezembro do Voz Ribatejana

    

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Please reload

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Please reload

Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
Please reload

Contador de Visualizações

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 2126)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (93 88 50 664), Afonso Braz (93 66 45 773), Carlos Pinto (96 44 70 639)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (24 números) 12 euros - Resto da Europa - 1 ano 40 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300