Porto Alto está em festa até terça-feira
O Porto Alto está em festa de 20 a 24 de Julho, com as tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora de Guadalupe. Nove largadas de toiros, concertos e demostrações de pegas e de toureio (estas com alunos da nova Escola de Toureio de Samora), são alguns dos pontos altos do programa. A organização espera 20 mil visitantes. Arraiais populares, fado e folclore animam a tradicional noite da sardinha assada no sábado. Haverá sardinha, pão e vinho oferecidos aos visitantes como é tradição.
"A sardinha está muito cara, mas vamos continuar com esta tradição apelando às pessoas para comerem à vontade, mas não levarem para casa", diz João Salema, coordenador da comissão de voluntários que trabalha há um ano para que tudo funcione nas festas. Em louvor da padroeira Nossa Senhora de Guadalupe haverá iniciativas religiosas todos os dias com realce para a Procissão em Honra da Padroeira que terá lugar na tarde de domingo.
Um momento que envolve, habitualmente, centenas de fiéis. Nuno Cardoso da organização garante que o objectivo é atingir o nível do ano passado que contou com cerca de 20 mil visitantes "Queremos manter as tradições, melhorando alguns aspectos. Acreditamos numa grande festa e contamos com o apoio de todos", sublinha. No programa de animação realce o Tributo aos Xutos & Pontapés e para os concertos com Nemanus,
The Pilinha, Daniel, Xana Carvalho e Edna Pimenta. Haverá, também, nove largadas de toiros no habitual recinto com mais de 1 hectare. São, igualmente, esperados alguns dos melhores recortadores nacionais. Neste mesmo espaço, junta da Nacional 10, decorrerem, também, as provas de campinos e a picaria à vara larga na manhã de sábado, com a participação de dezenas de campinos e cavaleiros amadores.
Saiba mais na edição impressa de 1 de Agosto do Voz Ribatejana