- Joel Balsinha
Bilheteira encerrou na Estação de Alhandra
O fecho da bilheteira da estação ferroviária, na semana passada, em Alhandra, está a gerar a revolta de utentes e autarcas. A CP garante que o fecho da bilheteira vai durar apenas o período de férias dos funcionários e que o serviço vai reabrir. Para já deverá abrir apenas às sextas-feiras. Nos restantes dias a alternativa será comprar os bilhetes nas máquinas automáticas nas plataformas ou em trânsito junto do revisor do comboio.
"O encerramento da bilheteira da estação de Alhandra, a partir de amanhã (12), tem carácter temporário e está relacionado com período de férias do pessoal CP, sendo reaberta logo que possível. Neste período, os clientes que pretendam adquirir o seu bilhete podem fazê-lo através das máquinas de venda automática e em trânsito, junto do revisor do comboio. As informações podem também ser recolhidas, recorrendo às máquinas de venda automática, que dispõem de um help point direcionado a um centro de apoio que disponibiliza a informação", explicou Maria Viegas do Departamento de Comunicação da CP.
O Voz Ribatejana falou com algumas pessoas que ficaram surpreendidas com a situação, uma vez que em alguns dos casos estiveram a comprar passe esta quinta feira e não se aperceberam que estivesse afixada qualquer informação sobre o fecho do balcão. A reabertura do atendimento ao público da bilheteira de Alhandra é uma incógnita, mas a CP afiança que será para breve. A preocupação dos populares recai sobre a faixa etária considerada idosa que faz um grande uso dos comboios e em concreto da bilheteira por não saberem como utilizar as máquinas criadas para o efeito e existentes a algum tempo nas plataformas.
Já o executivo da Junta União de Freguesias de Alhandra, S. João dos Montes e Calhandriz sustenta que o serviço prestado na estação de Alhandra é “indispensável” à população e já escreveu às administrações da CP e da Infra-estruturas de Portugal. “Na missiva, o executivo da União de Freguesias manifestou a total oposição ao encerramento ou redução do horário de funcionamento das bilheteiras da estação da CP em Alhandra. A estação de Alhandra serve a população da União de Freguesias, bem como de freguesias adjacentes incluindo residentes no concelho de Arruda dos Vinhos. São milhares de utentes que diariamente a frequentam.
Esta estação necessita de um serviço presencial de atendimento nas bilheteiras. São muitas as pessoas que a utilizam, muitas das quais idosas, que não sabem utilizar os meios automáticos. À questão do encerramento das bilheteiras, acresce a ausência de uma sala de espera, muito frequentada, nomeadamente nos dias com condições climatéricas adversas. Muitas são as razões para a existência deste serviço na estação da CP em Alhandra, pelo que não compreendemos, nem aceitamos, qualquer tentativa de encerramento ou redução de horário de funcionamento", afirma a Junta.
Saiba mais na Edição impressa de 18 de Julho do Voz Ribatejana